No acanhado Estádio Domenico Paolo Mitidieri, em Votorantim (SP), gremistas fizeram 1 a 0 no time paulista e não evitaram jogo de volta no Olímpico.
Da Redação [email protected]
Jogando no péssimo gramado do Estádio Domenico Paolo Mitidieri, o Grêmio venceu o Votoraty por 1 a 0 nesta quarta-feira, dia 17. Venceu também as más condições que o clube da casa oferecia. Além do campo, acomodações modestas demais para uma competição nacional.
Como o que vale é bola rolando – se é que rolava em Votorantim – o resultado não elimina o jogo de volta, agendado para o próximo dia 31, no Estádio Olímpico. O Tricolor gaúcho joga pelo empate. Em caso de derrota pelo mesmo placar, a decisão vai para os pênaltis e se perder o levando dois ou mais gols a classificação fica com os paulistas.
Agora, o Grêmio enfrenta no próximo domingo, 21, o Ypiranga de Erechim, pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho.
O jogo
Como era de se esperar, o Grêmio iniciou o jogo completamente perdido, as dimensões e as condições do gramado, combinados com a movimentação intensa dos jogadores do Votoraty, complicaram muito no início. O time da casa só não abriu o placar logo aos 8 min porque Henrique não conseguiu desviar a falta cobrada por Carlos Magno, mesmo assim a bola foi no pé da trave e saiu.
A pressão continuava até que aos 20 min os visitantes encaixaram seu primeiro lance de perigo ao gol de Alex. O lateral-esquerdo Fábio Santos cruza para o meia Douglas emendar de primeira, no meio do caminho, Henrique salva de cabeça. Na seqüência, Adilson levanta a bola para a área e o goleiro Alex coloca para escanteio. Aos 41min, o lateral-direito Edílson cobra falta com força e a bola passa perto.
SEGUNDO TEMPO – Se os minutos iniciais da primeira etapa foram do Votoraty, no segundo tempo foram do Grêmio. Com uma diferença importante, os gaúchos tinham Jonas em campo. Aos 6 min, o camisa 7 Tricolor aproveitou o cruzamento de Edilson e de cabeça abriu o placar. Um minuto mais tarde, o mesmo Jonas arriscou de longe, mas desta vez o goleiro Alex fez grande defesa.
A pressão do Grêmio continuava e aos 13 min foi a vez de Maylson assustar Alex. O Votoraty equilibrou a partida e aos 20 min quase chegou ao empate. Victor salvou com os pés a finalização de Anderson Santos. Nos minutos finais o time do técnico Silas recuou e a razoável equipe do Votoraty passou a ter mais posse de bola, mas sem criar oportunidades claras para empatar. A bola da classificação passou por ele, Jonas. O goleador não contava com a competência e a sorte do goleiro Alex. Aos 41 min, se esticou todo e efetuou uma difícil defesa em um chute rasteiro. A bola ainda bateu na trave e correu sobre a linha até ser afastada pela zaga.
Ficha do jogo:
Votoraty (0): Alex; Henrique, João Paulo e Alemão; Carlos Magno (Thiago Baiano), Hélder, Marcos Dias, Neizinho (Yan) e Marco Aurélio; Anderson Santos e Paulo Krauss (Marcos Dias). Técnico: Fernando Diniz.
Grêmio (1): Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando, Adílson (William Magrão), Mayilson (Fernando) e Douglas; Jonas e William (Mithyuê). Técnico: Silas.
Gols: Jonas, aos seis minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Henrique e Hélder (Votoraty); Edílson, Fábio Santos, Ferdinando, Douglas, Victor e Mário Fernandes (Grêmio)
Estádio: Domenico Paolo Mitidieri. Data: 17/03/2010. Árbitro:Renato Cardoso da Conceição (MG). Auxiliares: Jair Albano Felix (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). Renda e Público: R$ 87.160,00 / 5.258 pagantes
FOTO: reprodução / Agência Futura Press