Tricolor gaúcho levou 3 a 2 do Avaí e conquistou a vaga no saldo de gols. Espera agora por Fluminense ou Portuguesa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Grêmio está nas quartas-de-final da Copa do Brasil.
Mesmo perdendo por 3 a 2 para o Avaí nesta quarta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Tricolor garantiu a vaga. Jonas e Fábio Rochemback marcaram os gols.
Na primeira partida, os gaúchos levaram a melhor após vencer a equipe catarinense por 3 a 1, no Estádio Olímpico. Este resultado garantiu a vantagem para o confronto final. Poderiam ser derrotados por até um gol de diferença.
A delegação gremista esperava hostilidade na Capital catarinense, mas o clima foi de tranqüilidade. A nota negativa foi a vaia que Silas (foto) levou da torcida havaina. O técnico confessou que ficou decepcionado por não receber o reconhecimento depois de trabalha quase dois anos na Ressacada.
Com a classificação, o Tricolor aguarda o vencedor do confronto entre Portuguesa e Fluminense, que jogam nesta quinta-feira, às 21h, no Rio de Janeiro. A partida de ida terminou com vitória dos cariocas por 1 a 0, em São Paulo. Em sorteio realizado na última terça-feira, a CBF definiu que o segundo jogo das quartas será no Estádio Olímpico.
Antes da competição nacional, o Grêmio tem o primeiro clássico Gre-Nal da decisão do Gauchão 2010, no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Beira-Rio.
O jogo
Como era de se esperar, o Avaí começou pressionando o Grêmio. Os primeiros 15min foram de domínio dos donos da casa, mas depois da pressão inicial o Tricolor começou a se impor. Aos 20min, Willian Magrão arriscou de fora da área e o goleiro Zé Carlos espalmou para escanteio. Na cobrança, Edilson colocou fechado e Zé Carlos, no segundo pau, tirou de soco.
Aos 26min, Davi recebeu pelo meio, invadiu a área e finalizou. A bola sai com muito perigo, a direita do gol de Victor. Um minuto depois, o jogador do Avaí cavou um falta na entrada da meia-lua. Roberto bateu e a bola ficou na barreira. No rebote, Davi chutou à queima roupa e obrigou o goleiro Victor fazer uma defesa excepcional.
Victor voltou a brilhar aos 37min, após a cobrança de falta na área, Rafael escorou de cabeça para Roberto que também de cabeça finalizou. O Avaí chegou ao seu gol aos 44min, depois de mais um cruzamento na área, o atacante Roberto subiu mais que a zaga gremista e cabeceou firme no canto direito, sem chances para o goleiro Victor.
Na etapa final, foi a vez do Tricolor gaúcho começar pressionando. Aos 6min, Rodrigo escorou de cabeça para Jonas que cabeceou para o fundo das redes, mas o árbitro Heber Roberto Lopes marcou falta sobre o zagueiro do Avaí.
A pressão gremista era tão forte, que não demorou muito para o Tricolor chegar ao empate. Após cobrança de escanteio, Rodrigo mandou a bola no travessão. A bola voltou para pequena área e depois do bate rebate, sobrou para Jonas que dominou no peito e pegou de primeira para empatar a partida, aos 9min. Três minutos depois, Fábio Santos cruzou na área. A zaga cortou parcialmente e no rebote, Borges acertou um belo chute que o goleiro espalmou, evitando a virada do Grêmio.
Aos 27min, o Roberto invadiu a área e cruzou rasteiro para Laércio, praticamente embaixo do gol, empurrar para o fundo da rede e colocar o Avaí novamente em vantagem. No entanto, a alegria dos catarinenses durou pouco, pois cinco minutos depois o volante Fábio Rochemback, que entrou no segundo tempo, cobrou falta da intermediária e mandou a bola na gaveta, sem chances de defesa para Zé Carlos. Golaço de Fábio Rochemback para empatar novamente a partida.
O Avaí chegou a vitória aos 47min, Robinho lançou Laércio que tocou na saída do goleiro Victor. Mas o gol não foi suficiente para classificar a equipe alviceleste. Final na Ressacada: Avaí 3 x 2 Grêmio.
Informações da Imprensa do Grêmio
FOTO: Wesley Santos / Press Digital