O representante de São Leopoldo no consórcio, Darcy Zanini, esteve visitando dois ministérios em Brasília
O representante do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, e secretário de Meio Ambiente de São Leopoldo, Darcy Zanini esteve nesta terça-feira, acompanhado do deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT/RS), nos Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), pleiteando uma verba de R$ 6,5 milhões, do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
O argumento dos gaúchos para convencer os líderes em Brasília esteve embasado nos projetos que a região possui em termos de saneamento para os municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Entre as propostas que estão sendo elaboradas pelo Consórcio – que já conta a adesão de 19 municípios – está a implementação de ações de educação ambiental, a construção de estações de tratamento de esgoto e sistemas de captação, tratamento e distribuição de água nos municípios (especialmente naqueles em que não há abastecimento de água público, como Araricá e Nova Hartz, que contam apenas com poços artesianos), saneamento dos arroios afluentes do Rio dos Sinos e manejo integrado dos resíduos sólidos, como coleta seletiva, reciclagem de lixo e aterros sanitários.
O deputado Tarcísio Zimmermann, segundo sua assessoria de imprensa, dará retorno a comunidade hamburguense e regional, nos próximos dias, sobre o andamento desse pleito. Quanto a incluir novos projetos para salvamento do Rio dos Sinos no Orçamento da União para 2008, somente por emendas parlamentares e com a mobilização das lideranças locais.