Alguém pode abrir a janela, na manhã desta quarta-feira (19), e gritar: “Vamoooo, Adolfina”! A comemoração precisa vir: afinal, com muito esforço, perseverança, amor, e educação, a tradicional escola Municipal Adolfina Diefenthäler foi eleita a 2° melhor do mundo. Na manhã desta quarta-feira (19), foram divulgados os vencedores do prêmio internacional “World´s Best School Prizes.
Também disputavam a escola Dunoon Grammar School, da Escócia, e a PCMC English Medium School, de Bopkhel, na Índia. E quem levou o prêmio de 50 mil dólares foi a Dunoon Grammar School, da Escócia. A escola hamburguense ficou na segunda colocação.
“A Adolfina e todos os nossos professores e alunos já são vencedores”, disse a diretora da Escola, Andrea Zimmer. A prefeita Fátima Daudt e vereadores estiveram acompanhando a premiação hoje cedo.
As 15 escolas de todo o mundo finalistas no prêmio estão divididas em cinco diferentes áreas. A EMEB Profª Adolfina Diefenthäler está entre as três melhores na categoria Colaboração da Comunidade, que busca reconhecer escolas que estimulam a participação de estudantes, professores, funcionários e famílias. Na escola hamburguense, os processos de decisão são coletivos, incluindo as questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação.
Anualmente, a escola realiza uma assembleia com a participação de todos. Neste encontro, são debatidas as principais demandas. Estudantes, professores e comunidade têm a oportunidade de se manifestar e votar nos temas que consideram mais relevantes. Como todos podem participar, se sentem responsáveis pelo desenvolvimento da escola e aprendem a ouvir e respeitar as necessidades e opiniões dos outros. Resumindo: eles decidem o que querem para o futuro.
A escola atende 750 estudantes e conta com 40 professores. Uma delas, a melhor do Brasil em 2019: Joice Lamb.