No ano de 2022 foram arrecadadas 136.747 peças de roupas e doadas 74.877.
A Campanha do Agasalho de São Leopoldo de 2023 foi lançada,na quinta-feira, 4 de maio. Iniciada nesta mesma data, a campanha coordenada pela Secretaria de Assistência Social, se estenderá até o dia 5 de setembro. A meta deste ano é arrecadar 200 mil peças de roupa. As doações poderão ser realizadas em mais de 30 pontos de coleta espalhados pelo município. O lançamento ocorreu na sede da SAS, localizada no Centro.No ano de 2022 foram arrecadadas 136.747 peças de roupas e doadas 74.877.
O prefeito Ary Vanazzi comentou sobre a relação entre as secretarias na construção e execução da Campanha do Agasalho. “Nós transformamos ao longo dos anos a campanha do agasalho em um instrumento de política pública fantástica. Construímos uma conscientização e doação responsável, isso tem ajudado muita gente nas dificuldades e problemas sociais que vive nosso povo mais pobre e mais humilde. Hoje nós temos uma assistência social que protege e ajuda a população, e este olhar diferenciado com a população que diferencia nosso governo em cuidar da vida e cuidar das pessoas”, disse.
Os resultados da Campanha do Agasalho de 2022, e a meta para este ano foram destacados pelo secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo. “Até o momento já recebemos 33.070 peças, antes mesmo da campanha começar, e doamos 40.350 mil peças de roupas, junto com o saldo de roupas dos outros anos. Com isso, nós queremos arrecadar nesta campanha 200 mil peças de roupas. Nós vamos conseguir atingir e até mesmo superar esta meta, pois temos uma sociedade civil organizada, que está junto com a assistência social e empenhada para cada vez mais superar os números”, disse.
O secretário de Cultura e Relações Internacionais e coordenador da comissão do Bicentenário, Marcel Frison, comentou sobre o trabalho realizado em conjunto pelas secretarias, organizações e parceiros da Campanha do Agasalho 2023. “Esse é um grande momento, uma ação tradicional, é um marco de solidariedade. Acho que todos nós temos que estar absolutamente envolvidos, motivados e mobilizados para fazer essa Campanha do Agasalho melhor possivel”, reforçou.
Mesmo com um número muito expressivo de doações, a coordenadora do Banco Municipal do Agasalho (BMA), Francine Lucchese, ressaltou que é fundamental a doação de roupas para homens e crianças. “Hoje a gente dispensa em torno de 600 a mil peças por dia, e temos uma carência muito grande de roupas masculinas, infantis e cobertas com a chegada do frio, por isso eu convido e todos a participar e ajudar a todos”, comentou.
“A campanha do Agasalho se tornou política porque o nosso governo conseguiu estruturar isso durante um processo. O conceito na nossa cidade de coleta e doação do agasalho e a política através de um banco de doação, é uma evolução das nossas iniciativa”, ressaltou a a vereadora Ana Affonso (PT), representando a Câmara de Vereadores.
Representando o Conselho de pastores de São Leopoldo e a organização da sociedade civil JUADI, o pastor Paulo Jair Simão, ressaltou a importância das parcerias nas ações de doação não só de roupas, mas também de alimentos. “É muito importante o que estamos realizando hoje, e eu creio que junto com todas as ações, a Campanha do Agasalho supre um pouco da necessidade dos mais carentes”, comentou Paulo.
Estavam presentes no lançamento a secretária de Politica para Mulheres, Eliene Amorim, de Segurança Pública, Giselda Matheus, o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges e as secretárias adjuntas de Assistência Social, Jussara Lanfermann e da Administração, Luciana Rossoni. Também estava presente o vereador Dinho (PT), a líder do governo, vereadora Iara Cardoso (PDT), e representantes das entidades Isaura Maia e Ammep.
Pontos de coleta:
Banco do Agasalho – Dom João Becker 333 – Centro 2200-0573
Bourbon (Defesa Civil) – Primeiro de Março 821 – Centro
Mega Bazar – Rua 1º de Março 814 – Centro
Macromix Centro – João Correa , 1827 – Centro
Escolinha Primeiras Artes – José Bonifácio 1000 – Centro
Escola São Luis – Bento Gonçanves 1375 – Centro
SAS – SEC. Assistência Social – São Joaquim 600 – Centro
IAPS – João Correa , 1350 – Centro
PREFEITURA – Dom João Becker 754 – Centro
Câmara de Vereadores – Independência 66 – Centro
Farmácia Municipal – Dom Joã Becker 313, sala 11 – Centro
SEMEL – SEC. Esportes – Dom Joã Becker 313, sala 1 – Centro
SMED – SEC. Educação
Escola Cruz Vermelha – Bento Gonçalves , 508 – Centro
Rissul Do Rio Branco – Av. Feitoria 350 – São José
Madereira São Jorge – Av. do Quilombo 1449 – Feitoria
SEMAE
Academia New Village – Rua Dr. Paulo Uebel, 27 Esq. Campestre Vila Nova
Economix Mauá – Av. Mauá 2035 – Santos Dumont
Madereira São Jorge – Av. Mauá 1051, Santos Dumont
Unisinos – Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei
HT Micron – Av. Unisinos 1550 – Cristo Rei
Não Mais Pelos – Av. Unisinos , 645 sala 104 Cristo Rei
Macromix Padre Reus – Av Theodomiro Porto da Fonseca 2120 Pe. Reus
Madereira São Jorge – Av Getúlio Vargas 2345 – Vicentina
Carmak empilhadeiras – Av Getúlio Vargas 2441 – Vicentina
TFL do Brasil – Rua Santo Agostinho 1099 – São Miguel
Rissul Scharlau – Av. Parobé 260 – Scharlau
Macromix Scharlau – Av. Thomaz Edison 2598 – Scharlau
Madereira São Jorge – RS 240 Av. Parobé , 6006 – Scharlau
Espaço Tifani Schokal – Rua Pery Luis de Freitas, 213 – Scharlau
Madereira São Jorge – Av, Henrique Bier , 1345 – Campina
Acad. No Pain No Gain Fit – Av. Henrique Bier 4519 – Campina
Academia Up Fit – Av. Henrique Bier, 313 – Campina
Economix Campina – Rua Anita Garibalde 141 – Campina
Osc JUADI – R. da Palma, 319 – Vicentina
Foto: Divulgação/PMSL