A programação da festa será de 14 a 25 de julho no Ginásio Municipal Celso Morbach e Largo Rui Porto.
Está chegando um momento aguardado para o município: a escolha da corte da São Leopoldo Fest 2023- Rumo ao Bicentenário. O desfile final será realizado neste sábado, 17 de junho, com a participação de 19 candidatas, 14 para rainha e 5 para Oma. O evento ocorrerá na Sociedade Orpheu (rua Brasil, 506, Centro-SL) com início às 20h. A noite terá atrações culturais. O ingresso será um quilo de alimento não-perecível.
O concurso da corte dá início às atividades de celebração de 199 anos da história de São Leopoldo e a chegada dos imigrantes alemães ao Brasil. Serão definidas a rainha, 1ª princesa, 2ª princesa e a Oma da São Leopoldo Fest 2023, promovida pela Prefeitura de São Leopoldo e a S3 Produtora, empresa vencedora da licitação. A programação da festa será de 14 a 25 de julho no Ginásio Municipal Celso Morbach e Largo Rui Porto.
“Há uma grande mobilização das participantes da comunidade para este momento importante para São Leopoldo, um evento que prepara a cidade para a São Leopoldo Fest”, destaca o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison.
Rodrigo Steffen, diretor da Vale TV, participa do jure novamente. O comunicador também havia participado da edição no ano anterior.
As candidatas a rainha entram duas vezes na passarela. A primeira com calça jeans e camisa preta e a segunda com vestido de gala. As candidatas a Oma desfilam com traje típico. As participantes também terão um espaço de fala para o público. A avaliação no sábado começa com uma entrevista, que será realizada antes do evento.
A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) orienta que as torcidas não levem instrumentos sonoros para não interferir na concentração das candidatas.
Conheça o perfil das participantes desta edição e o texto de apresentação de cada uma:
Para o título de rainha: 14 candidatas estão confirmadas para a escolha
Ana Beatriz Cabral Rodrigues
22 anos
Ensino Médio Completo
Vicentina
Desde pequena eu participo da São Leopoldo Fest e acho incrível a corte, o carisma e a gentileza delas é algo lindo, acredito que eu também consiga transmitir esse sentimento.
Um pouco da sua história: Meu nome é Ana Beatriz, mas todos me chamam de Bia. Tenho 22 anos, morei em São Leopoldo desde que nasci até os meus 17 anos, assim que meu filho nasceu fomos morar em Santa Cruz do Sul. Em seguida voltamos, nunca conseguimos ficar longe da minha família. Fiz magistério e lecionei durante 3 anos, mas, eu sempre gostei mesmo da área da saúde, na verdade é amor. Então hoje sou técnica em enfermagem e estarei inaugurando uma clínica geriátrica e pós Operatório em junho, com 3 amigas. Sou casada há 6 anos, mas moramos juntos há quase 5 anos. Eu sou muito agitada e amo aprender coisas novas. Gosto muito de dançar, não que eu saiba, mas me sinto leve. Nunca participei de nada assim antes, mas acredito que será algo incrível. Muito obrigada pela oportunidade!
Ana Júlia dos Santos Siqueira
27 anos
Cursando Direito
Campina
Sempre amei a cidade, nasci e me criei aqui. Amo a nossa história e a nossa cultura.. Fui deixando esse sonho passar ano após ano, mas desta vez tive a coragem de me candidatar aos 45 do segundo tempo.
Um pouco da sua história:
Sou uma mulher batalhadora, feminista, aquariana nata de muitos amigos econhecidos. Trabalho com o público há mais de cinco anos e amo esse contato com as pessoas. Dificilmente não me dou bem com alguém. Amo os animais e como uma boa aquariana sou defensora das causas sociais.
Andressa Amaro Prass
21 anos
Cursando Pedagogia
São Borja
Lembro-me das edições em que eu participei da São Leopoldo Fest enquanto musicista da Banda Municipal de São Leopoldo. Uma menina que sonhava em, um dia, ser uma princesa como aquelas. Quando pequena, foi uma honra representar a cultura da nossa cidade, berço da colonização alemã, através da música. Será uma honra inestimável representá-la enquanto parte da corte.
Um pouco da sua história:
Natural de São Leopoldo. Graduanda em Pedagogia. Integrante do grupo de pesquisa Ecopedagogia e Pensamento Complexo nas práticas educativas da Universidade Feevale. Atua como profissional de apoio pedagógico, na rede municipal de ensino, para crianças e estudantes com deficiência.
Bruna Taube Bratz
19 anos
Curso Técnico em Eventos
Boa Vista
A cidade de São Leopoldo me representa e representa minha família, cidade que leva o título de berço da colonização alemã no Brasil. Venho de origens alemãs por parte de pai e mãe, me sinto acolhida aqui. Acredito que ser rainha da São Leopoldo Fest 2023 será um retorno às origens da minha família, ainda mais neste momento onde a cidade seprepara para o bicentenário da imigração, um momento importante para todos os descendentes dessa etnia e moradores de São Leopoldo.
Um pouco da sua história:
Eu me chamo Bruna, tenho 19 anos e moro em São Leopoldo desde meu nascimento, na mesma casa e endereço desde então. Sou uma pessoa muito curiosa e me interesso por fazer coisas novas. Meus amigos e familiares dizem que sou bastante animada e sempre faço todos soltarem boas gargalhadas. Estudei durante todo o ensino fundamental em uma escola municipal de São Leopoldo, a Emef Prof José Grimberg, que fica no meu bairro. Na fase seguinte dos meus estudos, cursei o ensino médio integrado ao Técnico em Eventos no IFSUL de Sapucaia. Agora estou fazendo curso pré-vestibular para ingressar na Universidade. Gosto muito de leitura, de passar tempo com a minha família e amigos, passear na cidadee fazer compras na Independência. Novos desafios me movem a seguir em frente.
Carina de Araújo Ruiz
26 anos
Técnica em administração e cursando Psicologia
São Miguel
Quero ser a Rainha da São Leopoldo Fest porque creio que ser rainha vai muito além da beleza física, é também ser carismática, simpática, humilde. Ser rainha é influenciar outras pessoas a acreditarem em si, correr atrás dos seus sonhos, por mais distante que pareçam. E ao longo desse processo irem buscando o empoderamento dentro de si, assim como eu busquei. Quero mostrar que a mulher pode ser inteligente, líder, culta, ao mesmo tempo que anda por aí esbanjando sorrisos e beleza. O papel da rainha vai muito além do glamour, é também social. Não está apenas ligado a uma festa, mas à responsabilidade de representar a cidade, divulgar a cultura tão linda que temos, a culinária, nossos pontos turísticos, coisas que as vezes acabam caindo no esquecimento em meio a correria do nosso dia a dia. Além disso, é necessário gostar de pessoas genuinamente, visto que muitas das obrigações da Rainha estão relacionadas a convivência com o público. Isso é algo que faço muito bem, participo de Ongs, com várias ações sociais, tenho experiência para falar em público e sou responsável com meus compromissos. Em meu reinado quero que as pessoas ao meu redor também se divirtam, vou contagiar com alegria, simpatia e minha simplicidade natural, o maior número de pessoas que eu tiver o prazer de conhecer ao longo de meu tempo na corte de São Leopoldo,apreciando e valorizando sempre essa oportunidade linda e única.
Um pouco da sua história:
Meu nome é Carina de Araújo Ruiz, nasci em Novo Hamburgo e me mudei para São Leopoldo, com apenas um ano de idade. Hoje, aos 26 anos, continuo morando em São Leopoldo, já tive oportunidades para mudar de cidade, mas recusei pois é realmente aqui que eu me sinto em casa. Até mesmo quando viajo, fico algumas semanas e já sinto vontade de voltar, pois aqui tenho família, amigos e pessoas que realmente amo ter por perto. Alias, um dos meus hobbies favoritos é viajar, conhecer novos lugares, paisagens, pessoas e experiências. Sou muito parceira, amo me aventurar e aprecio demais ótimas companhias. Minha mãe costuma dizer que desde criança eu “estou sempre pronta”, adoro uma diversão. Sou extremamente apaixonada por artes, teatro, músicas, amo uma boa culinária e também gosto de me aventurar na cozinha. Me considero extrovertida, e de sorriso fácil, sei me expressar muito bem e também sou uma boa ouvinte, gosto de escutar os sonhos das pessoas e ver elas falando sobre aquilo que amam com brilhos nos olhos. Assim como fico quando sonho em me tornar Rainha da Corte. Sou faixa preta de Taekwondo, faço academia e curso a faculdade de Psicologia, essas também são minhas paixões. Sou vaidosa, gosto de estar sempre bem vestida, cheirosa e maquiada, e me divirto fazendo isso. Quando estou arrumada sinto que não tem tempo ruim e é tudo mais possível. Sou muito dedicada em tudo que faço, gosto sempre de extrair o meu melhor nas minhas atividades. Sou persistente, essa é a segunda vez que participo da seleção, e tenho certeza que agora estou muito mais preparada para esse desafio. E estou desde já apreciando o friozinho na barriga que essa festa me proporciona.
Chaiane Pipper Alves
25 anos
Cursando Gestão Financeira
Santos Dumont
Além de um sonho, é um privilégio fazer parte da história da minha cidade, representando e divulgando não só a cultura germânica mas sim toda a nossa diversidade cultural.
Um pouco da sua história:
Natural de São Leopoldo, me tornei uma Capilé apaixonada pela nossa história e cultura. Buscando sempre em adquirir conhecimento me formei como Agente Cultural, um curso que foi de grande significância para minha história pessoal, pois através dele tive o prazer de conhecer ainda mais sobre a nossa cultura e como apoiar a valorização da diversidade cultural.
Eduarda de Andrade Nascente
23 anos
Técnica em segurança do trabalho e Engenheira Ambiental
Santa Tereza
Sou leopoldense. Desde pequena frequento a São Leopoldo fest com os meus pais e depois de adulta nunca perco o brilho quando chega a tão esperada semana por nós leopoldenses. Creio que sendo a Rainha da São Leopoldo fest conseguirei representar toda a classe leopoldense e todas as meninas/mulheres que sempre tiveram este sonho assim como eu. Desde pequena me via com brilho nos olhos em ver as realezas representando nossa cidade e hoje que posso representar, estou aqui realizando minhai nscrição.
Um pouco da sua história:
Sou Eduarda, tenho 23 anos, sou natural e resido em São Leopoldo. Tenho formação em segurança do trabalho e graduanda em Engenharia ambiental, tenho união estável e sou o par do Murilo, temos a Skel nossa filha de 4 patas. Atualmente sou influenciadora digital/criadora de conteúdo e empreendedora, amo me comunicar e me sinto realizada influenciando pessoas. Aos 16 anos após a separação dos meus pais sai de casa para morar sozinha e enfrentar a vida adulta, trabalhei em diversas áreas como mercado, estúdio de fotos, salão de beleza além de sempre empreender vendendo joias, cama/mesa e banho, produtos de beleza. Desde nova trabalhei muito para conseguir minha formação e atuei durante quase 5 anos na área ambiental e de segurança do trabalho. Se tem coisas que sempre amei foi cuidar de pessoas, exercer empatia e empreender! Hoje minha história continua no digital mas tudo que eu já fiz contribuiu para eu ter o caráter que tenho hoje e fazer o que faço com amor! Prazer, essa sou eu.
Giordanna Bühler Barbon
22 anos
Superior completo em Processos Gerenciais
Scharlau
Sempre achei a são Leopoldo fest um evento muito bonito que enaltece a cultura alemã da nossa cidade onde foi o berço da colonização alemã. Ser a rainha ou princesa é uma forma linda honra e pertencer um pouquinho mais de toda essa história.
Um pouco da sua história:
Tenho 22 anos, tenho dupla cidadania Brasileira/Alemã. Moro e morei em São Leopoldo toda minha vida, atualmente moro com minha mãe, padrasto e com a filha dele, sou a filha caçula tenho um irmão mais velho. Meus pais são separados mas sempre se deram muito bem e sou muito próxima do meu pai. Estudei somente escolas públicas de São Leopoldo, sou formada em mecânico de manutenção pelo SENAI, tenho graduação em processos gerenciais e atualmente estou cursando fisioterapia pela Unisinos. Trabalho a mais de cinco anos na Alisul alimentos no setor de contas a receber
Jéssica Éllen Gomes Alves
25 anos
Odontóloga
Vicentina
Desde pequena tive o hábito de frequentar a festa da cidade com a minha família, e eu sempre fui fascinada pela corte! Mas, só pude participar a primeira vez em 2021, com 23 anos. A experiência foi incrível, e apesar de não ter conseguido fazer parte da corte na época, me desenvolvi em vários aspectos da minha vida desde então. Eu quero ser a rainha da São Leopoldo Fest 2023 para realizar esse sonho, e continuar divulgando a minha cidade não apenas nas redes sociais, mas pessoalmente. Quero poder representar o carinho, a gentileza e o afeto que a cidade carrega! Quero poder transmitir a todos, tudo o que São Leopoldo significa para mim, através de uma intensa entrega durante (e após) a comemoração do aniversário da cidade. Nasci, cresci e vivo em São Leopoldo, e quero poder retribuir a alegria, paixão e força, que já recebi dessa cidade através do título de Rainha da São Leopoldo fest 2023.
Um pouco da sua história:
Me chamo Jéssica Gomes, tenho 25 anos e sou natural de São Leopoldo. Desde pequena representei a cidade de alguma maneira. Ainda no ensino fundamental, na escola Castro Alves, participei da banda e representei São Leopoldo em muitos concursos, apresentações na cidade, e desfiles. Depois, participei de um grupo de jovens da Igreja Católica por 6 anos, e viajei para muitos lugares com o título de paróquia de São Leopoldo. Nunca deixei de frequentar a São Leopoldo Fest e tenho memórias maravilhosas desse evento até hoje, como a vez que eu trouxe uma amiga de Pelotas só para conhecer o evento e a cidade, em um bate e volta (estava tãããão frio aquele final de semana!). Morei na cidade até meus 18 anos, quando fui cursar Odontologia na Universidade Federal de Pelotas. Fiquei em Pelotas até 12/2022, quando me formei e retornei a São Leopoldo. Mas, apesar de ter me mudado a estudos, eu sempre voltava os finais de semana, feriados e férias para São Leopoldo. Atualmente, como dentista faço mestrado em clínica odontológica na PUCRS, e trabalho em uma clínica. Sou uma pessoa bastante comunicativa, criativa, observadora e determinada a conseguir o que está em meus planos. Gosto de ter tempo de qualidade com a minha família e amigos, ouvir música, viajar, conhecer pessoas novas e me desafiar em novas oportunidades. Sou bem espontânea, e gosto bastante de compartilhar meu dia a dia no Instagram, além das minhas experiências e momentos especiais (como a minha formatura). Acredito que tudo o que vivemos auxilia no nosso processo de autoconhecimento, e como tudo o que eu vivi me trouxe até aqui, sem dúvidas a experiência de ser parte da corte da São Leopoldo Fest contribuiria muito para consolidar minhas convicções e meu papel na sociedade leopoldense.
Ketlin Giroldi Flores
23 anos
Ensino Médio Completo
São Miguel
Será uma honra representar minha cidade em uma das maiores festas do nosso município, a qual acompanho e estou presente desde criança. Estar a frente da São Leopoldo Fest seria um sonho realizado tanto para mim, quando para minha família que sempre prestigia as festividades.
Um pouco da sua história:
Tenho 22 anos e uma filha de 3. Sou mãe solteira e tenho uma rede de apoio muito grande. Morei com meus pais até meus 19 anos. Moro em São Leopoldo desde berço, sou leopoldense nata. Atuo no comércio como auxiliar administrativa a 5 anos na mesma empresa. Sou comunicativa e sempre procuro dar o melhor de mim em tudo que faço, responsabilidade e dedicação são meus pontos fortes. Amo coisas simples da vida, amo compartilhar momentos com pessoas que são importantes pra mim. Minha família é o que eu tenho de mais precioso.
Lucielli Heidel da Silva
18 anos
Cursando Técnico em Enfermagem
Campina
Quero ser a Rainha da São Leopoldo, pois sempre foi um sonho fazer parte da corte, e terei grande prazer em representar minha cidade, nesta festa tão especial para nós Leopoldenses.
Um pouco da sua história:
Me chamo Lucielli, tenho 18 anos e desde meus 10 anos de idade atua nas passarelas. Já fui agenciada por Dilson Stein, projeto passarela e entre outros. Em 2020 trabalhei como influenciadora digital no Instagram. Sou formada no ensino médio e estou cursando em nível técnico, enfermagem.
Mariana Brandolt Rocha
21 anos
Cursando Enfermagem
São José
Ser soberana da São Leopoldo Fest é mais que um sonho de menina, é poder representar a amada terra onde cresci.
Um pouco da sua história:
Eu sou Mariana Brandolt Rocha, tenho 21 anos e resido em São Leopoldo no bairro São José. Estudei minha vida inteira no Instituto Rio Branco, escola tradicional luterana do município e em 2018, tive a oportunidade de fazer intercâmbio cultural, onde residi por 1 ano em Stuttgart, na Alemanha. Pude estudar e vivenciar mais de perto a cultura alemã da região. Durante o intercâmbio, tive saudades da minha cidade São Leopoldo, mas ao mesmo tempo que sentia a falta de casa, eu me “sentia em casa” culturalmente com a arquitetura enxaimel e a culinária agridoce.
Morgana Ribeiro do Nascimento
22 anos
Cursando Administração
São Geraldo
Quero ser a rainha da São Leopoldo fest 2023 para fazer a diferença! Mais do que carregar um título, tenho como objetivo passar um pouquinho da minha alegria, empatia e energia para a população. Que as pessoas vejam o quanto um gesto simples pode fazer diferença na vida do outro, se eu conseguir passar 1% disso, já vai valer a pena a jornada até aqui. Um pouco da sua história: Meu nome é Morgana, tenho 22 anos. Nascida e crescida em São Leopoldo. Sou formada no curso de designer publicitário, formada em saúde bucal e graduanda em administração. Atuo na área odontológica como auxiliar de saúde bucal no SUS. Um dos meus maiores objetivos durante o curso sempre foi promover saúde e levar conhecimento para quem realmente precisa, hoje realizo um sonho trabalhando naquilo que tanto idealizei. Sou uma das integrantes do Projeto sorriso, grupo criando para promover saúde bucal através de ações educativas e preventivas no município. Contribuo também como voluntária no projeto aumigo estou aqui salvando e transformando vidas de animais de rua. Acredito que a empatia tem o poder de mudar o mundo. Sou uma pessoa bem comunicativa, gosto de dar boas risadas, tirar fotos e amo estar perto da minha família.
Nicole Budke Rodrigues
22 anos
Ensino Médio Completo
Campina
Acredito que com simpatia e simplicidade poderei me comunicar com o público e representar a cidade.
Um pouco da sua história:
Sou natural de São Leopoldo, tenho 22 anos e sempre fui apaixonada pela corte. Desde criança já me vestia com roupas típicas e frequentava o evento da São Leopoldo fest, sempre dizia que faria parte da corte algum dia. Sou apaixonada por arte e acredito na importância dela na nossa comunidade, busco novas vivências e sempre estou aberta a novos aprendizados.
Para oma da festa, estão participando 5 candidatas
Amalia Lucia Sauter
65 anos
Feitoria
Por que quer ser a Oma da São Leopoldo Fest 2023?
Acho muito legal representar, conheci muitas Omas. Sempre participei de todas as São Leopoldo Fest. Quaro poder recepcionar o público, estar no meio das pessoas me motiva.
Um pouco da sua história:
Moro em São Leopoldo há mais de 40 anos, desde 1980. Adoro passear, curto muito a vida, participo de grupos, o da dança germânica, faço aulas de alemão pelo projeto pró maior na UNISINOS e ginástica coreografada, também na Unisinos, participo do Grupo Viver Bem. Sempre que posso estou junto com minha família, meu filho e netas. Tenho muitos amigos.
Angela Isabel Beroth Dillenburg
62 anos
Rio Branco
Desde a primeira Oma, por quem sempre tive um grande afeto, pensei, que após os 60, eu poderia também ser a Oma, da S Leopoldo Fest. Mas, na época incentivamos a Oma Dillenburg (a avó paterna dos meus filhos) da nossa família, a concorrer. Não aceitou e hoje é falecida. Mas, após ter me tornado vó e meus netos me chamarem de Oma, fiquei entusiasmada em ser uma “Oma de verdade” integrando os festejos da cidade. Pensei que seria num momento importante da vida, do resgate da cultura e história de S Leopoldo, e que nós, descendentes temos que levar adiante a verdadeira luta de um imigrante, tão incompreendida ainda por alguns, mas que é cheia de riqueza cultural, sem negar os demais povos que aqui já estavam, antes da chegada destas famílias que honram o solo em que pisamos por tantos anos. Por ser uma Oma, agora a história ainda tem mais sentido, do que realmente temos que resgatar e continuar preservando.
Um pouco de sua história:
Sou professora, mais conhecida como Professora Angela Dillenburg. Sempre atuei na Música, como professora, regente, cantora, no jornalismo como assessora de comunicação, e apesar de aposentada continuo dando aulas para crianças no Colégio Sinodal, onde trabalho há 37 anos, dos meus 43 como professora. Já fui presidente do Conselho Municipal de Educação, do qual ainda sou conselheira suplente, e integro a diretoria da Associação Amigos do Centro Cultural José Pedro Boessio. Atualmente faço um trabalho voluntário na Associação Força Rosa, como regente e professora de Mùsica, nosso grupo se chama Coral Rosa. Procuro resgatar a história de S Leopoldo, através das minhas aulas, fazendo um resgate histórico que vai do nosso passado à tecnologia, áreas em que atuo até hoje. Sou casada com Jaldo da Silva Castro, tenho dois filhos, dois enteados e dois netos, que me chamam de Oma
Cacilda Rodrigues Barcelos
67 anos
Rio dos Sinos
Porque acho importante representar a cidade de São Leopoldo, onde me criei.
Um pouco da sua história:
Sou uma pessoa da comunidade, me criei fazendo o bem, defendo as causas humanitárias. Sou uma pessoa extrovertida, que gosta de dançar e viajar. Me criei no bairro Rios dos Sinos, onde moro há mais de meio século. Faço parte dos Grupos de Economia Solidária, Promotora Legal Popular, sou Líder comunitária, integro a diretoria da AMMEP, da Isaura Maia, Unisol, AESOL, SERPAZ, ALUREU e Conselho Municipal dos Direitos Humanos e Comudepe.
Diane Marlei Carpes de Carvalho
74 anos
Vila Esperança
Acho muito interessante poder levar a cultura da cidade de São Leopoldo para outros lugares.
Um pouco da sua história:
Vim de Santa Cruz do Sul com 19 anos para São Leopoldo com a família antes disso, o pai e mãe gostavam muito de vir na cidade para compra louça quando era criança, tinham os padrinhos que moravam na Campina. Fiz um curso de calçados na Cruz Vermelha. Casei e tive a primeira filha, que nasceu com deficiência. Ao todo tive seis filhos. Sou costureira e faço artesanatos como crochê e tricot. Crei meus filhos. Com 57 anos fui diagnosticada com mal de parkinson. Faço aulas de dança, amo passear e fazer viagens em grupo. Faço parte do Grupo viver bem.
Vera Lucia Rohr
66 anos
Vicentina
Quero ser Oma pois gosto de participar dos eventos na cidade e estar em atividade.
Um pouco da sua história:
Nasci e me criei em São Leopoldo. Tenho 2 netos. Aposentada metalúrgica. Trabalho em casa com artesanato e costuras. Gosto muito de aprender algo novo, todos os dias. Vou a bailes da terceira idade com amigas. Já participei da ginástica viver bem, antes da pandemia. Esse ano não estou, pois ajudo a cuidar do neto que é especial.