Ivo Cassol cumprirá pena de quatro anos por fazer parte de um esquema ilegal de licitação em obras e serviço. Ele é o 11º parlamentar a receber a pena.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Ivo Cassol (PP-RO) se tornou o primeiro senador a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal – STF desde a vigência da Constituição de 1988. Ele se tornou o 11ª parlamentar a receber a pena, sendo que todas as condenações começaram em 2010.
Se Cassol tivesse recebido a pena mínima para o crime de fraude em licitação, que é de dois anos, sua pena iria prescrever no próximo dia 17, sábado. O senador foi condenado a quatro anos e oito meses, pena que pode ser cumprida em regime semiaberto. Cassol ainda foi multado em R$ 201,8 mil, os valores não foram atualizados.
O STF realizou a primeira condenação da história recente em maio de 2010. Na época, o então deputado federal, José Gerardo (PMDB-CE), foi acusado de crime de responsabilidade da época em que era prefeito de Caucaia (CE). Gerardo teve que pagar multa, porém, a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários.
Informações de Portal R7
FOTO: ilustrativa / Veja