No sábado, 27 de janeiro, a Prefeitura de São Leopoldo fez a entrega simbólica da pavimentação do trecho da rua Felipe Uebel, sobre o Arroio Kruze. A passagem já havia sido liberada no final do mês de dezembro. A antiga estrutura foi totalmente destruída pelo excessivo volume de chuva causado pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado em junho do ano passado.
O custo da obra é estimado em cerca de R$ 1,6 milhão, verba garantida pelo Governo Federal. Foram instaladas duas galerias com tubulações de 3x3m de diâmetro. Para aumentar a capacidade de escoamento da água, foi realizada uma alteração no projeto original e também construída uma nova estrutura nas laterais da ponte com canos de 1m de diâmetro, para que a correnteza não seja represada.
A finalização do trabalho ocorreu com a instalação da sinalização viária com as placas de indicação de sentido das ruas, pintura das linhas divisórias de pista e faixas de segurança. No local, também foi asfaltado o trecho da rua Brusque, entre a Felipe Uebel e a rua Mário Tota.
O prefeito Ary Vanazzi chamou a atenção para os eventos climáticos mais fortes e mais frequentes e o planejamento da cidade para se adequar ao crescimento. “Lá em 2008, tivemos o compromisso de construir casas para as pessoas que moravam às margens do arroio. Foram 600 pessoas que seriam gravemente atingidas. Agora, tivemos cerca de R$ 5 milhões em prejuízo com o ciclone. Foram três pontes destruídas e que ficaram prontas em 90 dias. Trabalhamos para agilizar as reconstruções e tivemos o compromisso do Governo Federal. Fizemos uma estrutura mais adequada para volumes de chuvas acima da média que estão mais frequentes”, destacou Vanazzi.
O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, recordou todas as etapas realizadas pelo governo municipal. “Na madrugada e na manhã do dia 16 de junho, nossa prioridade foi atender a população que ficou desabrigada. Depois nosso foco foi buscar as condições necessárias para captar recursos e começar a obra. De acordo com o nosso compromisso, entregamos a estrutura antes do Natal. Agora foram feitas as últimas melhorias como a sinalização. Buscamos sempre com diálogo e dedicação trabalhar para recuperar nossa cidade”, ponderou.
A secretária dos Direitos Humanos, Nadir de Jesus, falou que a obra tem muita importância para a região. “Nós valorizamos a mobilização dos moradores e comerciantes e também destaco que mantivemos um diálogo constante e franco sobre os andamentos do trabalho para a reconstrução da ponte”, disse.
O vereador Evandro Santos – Dinho (PT), também recordou a terrível madrugada do ciclone e destacou o empenho do seu mandato para buscar os recursos em Brasília. “Naquela madrugada, a água também entrou na minha casa e eu perdi muitas coisas. Mas não só isso, tivemos a perda de uma vida e isso é irrecuperável. Os bens materiais a gente corre atrás, assim como tivemos que correr junto ao Governo Federal”, contou.
Homenagem: Ponte vai receber nome de vítima do ciclone
Por inciativa do vereador Dinho a ponte vai receber o nome do jovem Tiago Hendges de Oliveira. Ele perdeu a vida na noite do ciclone, quando o veículo que estava caiu dentro do Arroio Kruze, após o rompimento da antiga estrutura.
Também participaram do ato os secretários municipais do Meio Ambiente, Anderson Etter, do Orçamento Participativo, Fernando Menezes; a vereadora Ana Affonso; familiares do jovem homenageado, e moradores da comunidade local.
