Na tarde desta sexta-feira, dia 18, aconteceu a assinatura do contrato de concessão do Porto Meridional de Arroio do Sal. O evento foi na sede da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, e contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, dos ministros Silvio Costa Filho, titular da pasta de Portos e Aeroportos e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, entre outras autoridades e empresários.
A construção do porto tem o objetivo de escoar cargas que atualmente são despachadas por terminais portuários de outros estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Gabriel explicou que, embora os investimentos para construção do Porto Meridional sejam privados, o Estado irá trabalhar de forma complementar com investimentos em infraestrutura e logística, especialmente nas rodovias.

“Estaremos juntos no projeto para formular as intervenções necessárias. É um investimento que vai impulsionar o Litoral Norte e melhorar a infraestrutura do Rio Grande do Sul”, afirmou. A previsão é que a nova estrutura gere 7 mil empregos diretos e indiretos, além de possibilitar avanços à economia da região.
União garante recurso ao aeroporto na Serra
Mais cedo, em evento da Fraport para reabertura do Aeroporto Salgado Filho, o ministro Costa Filho anunciou que o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, está com recursos garantidos pelo Governo Federal. Será uma aporte de R$ 170 milhões para a construção da infraestrutura, que envolve a pista, por exemplo. A verba será liberada a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).