Enquanto busca melhorias no Rotativo Digital, sistema de administração da Faixa Nobre na região central de Novo Hamburgo, a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) tem em seu horizonte a possibilidade de expandir para outros pontos da cidade. Há, inclusive, pedido de empresários, especialmente lojistas, que desejam democratizar o uso de vagas em Hamburgo Velho, por exemplo. Um abaixo assinado já coletou cerca de 200 assinaturas. O trecho mais difícil para se buscar vagas é o da Rua General Osório.
Conforme o diretor-geral da Comur, Paulo Kopschina, o estudo tem que ser feito com calma, atenção e, acima de tudo, critério. Sobre o trecho da General Osório, chama a atenção que em trecho da rua, só há transversal para o lado direito no sentido Centro-Bairro. O que dificulta administrar a questão.
Enquanto isso, a saída é, em alguns pontos, estabelecer prazo máximo de 30 minutos de uso, como já acontece em frente ao estabelecimento comercial mais tradicional do bairro.
Kopschina no PSDB?
Um dos emedebistas mais raiz de Novo Hamburgo, ex-vereador e candidato a prefeito em duas oportunidades, Paulo Kopschina viu largarem sobre sua mesa uma ficha de filiação ao PSDB. O ‘convite’ foi feito pelo vereador Raizer Ferreira, em visita à Companhia Municipal de Urbanismo, a Comur. Raizer carregava um envelope pardo volumoso.
Ao ser questionado sobre o conteúdo – dinheiro? – respondeu que não, que era coisa mais valiosa. E mostrou um maço de fichas, deixando uma delas com Kopschina. Há quem diga que o emedebista guardou a dele e, vez por outra, abre a gaveta para observar com o canto do olho. Mas claro, tudo não passa de uma brincadeira.
Reforço no Republicanos
Tem vereador de São Leopoldo muito perto de anunciar a troca de partido. Gabriel Dias, de São Leopoldo, flerta com o Republicanos. Talvez informe o destino e aguarde a janela de transferências, no ano que vem. Atualmente no Cidadania, ainda pode antecipar a troca, caso se confirme a fusão do seu atual partido com o PSDB, o que está bem desenhado.
Faisal de casa em casa
Por falar em Republicanos, Faisal Karam tem levado muito a sério a possibilidade de concorrer a prefeito de Campo Bom e retornar ao paço municipal a partir das eleições do ano que vem. Sua ação atual, como pré-candidato, é percorrer a cidade, praticamente de casa em casa, informando seu destino.
Reverência à…
…equipe da Comur, que trabalha para aperfeiçoar o sistema do Rotativo Digital. Aliás, um hamburguense que mora em São Paulo rasgou elogios ao sistema. Diz que pode ser comparado ao estacionamento da maior cidade da América Latina.