Em continuidade à programação da Semana Municipal dos Direitos Humanos, o auditório do Círculo Operário Leopoldense (COL) sediou a exibição do documentário “Como acolher quem vive em situação de rua”, na quarta-feira, 6 de dezembro. No encontro foram realizados debates na busca de soluções para enfrentar os problemas que envolvem as pessoas que hoje estão na vulnerabilidade das ruas.
O documentário aborda os problemas que o Brasil enfrenta na construção de políticas públicas eficazes que amparem estas pessoas. Também alarmou como tem crescido a arquitetura hostil e a precarização dos albergues. Os presentes no evento puderam refletir como os projetos sociais de São Leopoldo tem impactado esta realidade e como podem ser aprimorados.
A diretora do COL e presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos (COMDH), Odete Zanchet, destacou a importância de se discutir a pauta de forma integrada entre gestores e sociedade civil. “Estamos próximos de completar 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e ainda temos muito que avançar nessa pauta, ela precisa de visibilidade. O tema da população em situação de rua não é só da Assistência Social, mas também dos Direitos Humanos, da Habitação, Saúde, Educação e outros. Precisamos de uma política que seja viabilizada e trabalhada de forma inter-secretarias”, destacou.
O evento ainda discutiu a formação de um comitê que coloque a pauta das pessoas em situação de rua nas agendas políticas, para que a situação não seja normalizada, mas sim, solucionada. A programação da Semana Municipal de Direitos Humanos continua com outras atividades até amanhã.