Informação chegou à Comissão Pró-Trensurb durante reunião que ocorria na Câmara hamburguense
A burocracia que envolve a extensão da Linha 1 do Trensurb de São Leopoldo à Novo Hamburgo segue impedindo o início das obras. Nesta quinta-feira, dia 10, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa adiou a audiência que ocorreria no próximo dia 15 em Brasília com os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).
A Comissão Pró-Trensurb da Câmara Municipal de Novo Hamburgo discutia a pauta quando a informação chegou à secretaria da Casa. Conforme o presidente da comissão, vereador Ralfe Cardoso (PSOL), o Legislativo hamburguense acompanhará a audiência, em qualquer data. Em Novo Hamburgo, ocorre audiência pública para tratar do tema no dia 28.
“Avaliamos que é importante a mobilização de lideranças da região para cobrar uma decisão dos ministros”, argumenta Ralfe. “A comunidade não suporta mais tanta burocracia em torno do processo. Afinal, já se passam seis anos sem uma decisão”. Ele destaca a importância de o TCU aprovar ou não a licitação trancada desde 2001 para que a Trensurb possa abrir novo processo em caso de rejeição.
O requerimento da Mesa Diretora da Câmara aprovado durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10, estabelece que será formada uma comissão de vereadores para acompanhar a audiência no TCU, pré-agendada para 22 de maio, data que depende ainda de confirmação da Comissão de Assuntos Municipais.