A quarta-feira, 25 de outubro, entra para a história de São Leopoldo como o dia do início da revitalização de uma das principais ruas do município: a Independência. Com cerca de R$ 50 milhões em investimentos, a reforma visa acabar com os recorrentes problemas da rua, como alagamentos, descarte irregular de lixo, desnivelamento das calçadas, entre outros. Os trabalhos foram iniciados na primeira quadra, que vai da avenida Dom João Becker até a rua Brasil, e a pista de trânsito foi bloqueada para que o Consórcio São Leopoldo, formado pelas empresas Construsinos, Mercúrio e Pavicon, possa fazer as primeiras revisões.
Sobre a retirada do paralelepípedo que calça a Independência, o engenheiro da Pavicon, Henrique Souza, explica o que será feito com o calçamento. “As pedras, tombadas como patrimônio histórico, ficarão alojadas na Sociedade Ginástica de São Leopoldo. Lá elas passarão por um processo de limpeza e posteriormente serão realocadas na própria rua Independência”, informou. A retirada destas pedras é necessária para a revisão da tubulação que fica abaixo da rua, onde será feita uma rede nova de drenagem e de esgoto, substituindo o atual projeto, planejado na década de 1950. A rede elétrica, de telefonia e internet serão subterrâneas e a via pública contará com uma nova iluminação mais eficiente, com lâmpadas de LED.
O titular da Secretaria Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, acompanhou o início das obras e falou sobre a liberação da calçada para os pedestres. “Nós decidimos manter a área de pedestres liberada e estamos vendo o resultado já no primeiro dia, com várias pessoas passando por aqui. Desde o começo construímos as decisões junto com a comunidade, essa foi uma medida pensada para atender tanto aos moradores quanto aos comerciantes desta quadra”, explicou.
Coleta de resíduos domiciliar e coletiva
Para o recolhimento do lixo, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), disponibilizará quatro contêineres, sendo dois em cada lado da via, entre a Dom João Becker e a Brasil. Os lojistas e moradores poderão dispor os resíduos diretamente nos contêineres e, da mesma forma, os coletores passarão manualmente recolhendo os resíduos destinados nos espaços habituais, caso seja necessário, após às 19h. A Coleta Seletiva será realizada no turno da tarde e será recolhida manualmente pelos coletores diretamente nos estabelecimentos.
Escritório da Obra
A Prefeitura também disponibiliza o escritório da obra, que fica na rua Independência, 792, onde estão servidores da Prefeitura e do Consórcio São Leopoldo para informar sobre a obra e esclarecer dúvidas da comunidade. Os servidores atendem das 9h às 17h, sem intervalo no meio dia. A população também pode fazer contato pelos telefones da Semop por aplicativo de mensagem (51) 99351-0753 e o contato 2200-0364.