Está sendo preparado o terreno que vai receber o primeiro Ecoponto do município. O local será adequado para receber resíduos sólidos, tais como: restos da construção civil, mobiliário, eletrônicos, metais e óleo usado. O objetivo é o descarte correto desse tipo de material que não faz parte da coleta seletiva.
O Ecoponto serve para que o cidadão tenha um local para fazer o descarte dos resíduos atendendo a sua necessidade, sem precisar se adequar ao calendário da coleta feita pela Secretaria de Obras ou mesmo participar dos ecopontos itinerantes. “O local será coordenado pela Semape, a equipe vai receber o material e encaminhar para o descarte correto”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Éderson Klein.
Ele salienta que não se trata de um ‘depósito’, mas sim um ponto de triagem e depois destinação adequada para o tipo do material. A destinação correta de resíduos é fundamental para manter a cidade limpa e evitar transtornos como entupimento de bueiros ou cursos d’água.
Estrutura especifica
A estrutura do espaço consistirá em várias caçambas de metal e baias de alvenaria, para o descarte dos resíduos em uma área de 980m². Será viável o acesso de veículos, para que fique mais fácil transportar cargas volumosas. A localização foi definida por se tratar de uma área mais centralizada permitindo o acesso de pessoas de todos os bairros. O Ecoponto ficará na rua Rosalete, nº 457 no Bairro Sete de Setembro, próximo da RS-239 e deve ser finalizado até o final do ano.