“São muitas pessoas. É muita gente esperando por atendimento. Muitos, em estado de urgência”. Assim, leitores acionaram a reportagem ao longo desta quarta (6) e quinta-feira (7), em Novo Hamburgo. São vários e vários hamburguenses aguardando atendimento nas duas principais unidades de pronto atendimento da cidade: a UPA Centro e a UPA Canudos.
A explosão dos casos de Dengue e a volta das doenças respiratórias nas emergências – Bronquite, Asma, dentre outras, está fazendo que as unidades tenham altíssima demanda de atendimento.
“Realmente um número grande de pessoas. Creio que um fluxo fora do normal. É tanta gente que está faltando até cadeira de rodas para auxílio as pessoas que chegam. Existe demora até para a triagem”, contou um hamburguense, que estava ontem com a esposa na UPA Centro.
Já na UPA Canudos, agora pela manhã, uma hamburguense teve de ir embora após aguardar três horas por atendimento.
PREFEITURA
Através de nota, a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo informa que o avanço nos casos de dengue no município, a partir desta quinta-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo torna as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Canudos e Santo Afonso como referências para as pessoas com suspeita de dengue procurarem atendimento na cidade.
Mesmo passando a serem referências para os casos suspeitos de dengue a partir de agora, tanto a UBS Canudos como a UBS Santo Afonso seguirão com os demais atendimentos das unidades e com a vacinação. As outras unidades de saúde do município seguirão fazendo o acolhimento inicial de pacientes com suspeita de dengue e poderão encaminhá-los para as UBSs (Santo Afonso ou Canudos) ou UPAs.