Buscando formalizar serviço junto à Prefeitura, cooperativa de reciclagem passa a atender todos os bairros
A Cooperativa de Recicladores de Novo Hamburgo (Cooprel) completa nesta quinta-feira a primeira semana de recolhimento de lixo reciclável em todos os 24 bairros da cidade. Depois de assumir a responsabilidade pela coleta seletiva do município, o grupo busca se estruturar para corrigir falhas no serviço.
“Até semana passada, apenas havíamos assumido 8 bairros e realizávamos o mesmo trajeto feito anteriormente pela Veja. Depois de alguns ajustes, foi possível ampliar o recolhimento para todo território do município”, argumenta o assessor administrativo do Conselho de Administração da Cooprel, Augusto Pereira.
Atualmente, existe um roteiro e um calendário pré-elaborado pela Cooprel que deverá ser ratificado ou não na reunião de segunda-feira, dia 10, entre a Secretaria Meio Ambiente e a direção da cooperativa, na prefeitura.
O administrador diz que o primeiro passo será fazer uma campanha de conscientização da comunidade sobre a importância da separação do lixo, bem como divulgar amplamente o calendário de recolhimento do lixo seletivo.
Pereira diz que o serviço de coleta, além de estar sendo estendido para todos os bairros, também começa ser ampliado, na medida do possível, para todas as ruas da cidade. Os cidadãos que tiverem resíduos secos para serem recolhidos podem entrar em contato com a Cooprel através do telefone 9123-6408, disponível 24 horas por dia.
Também na reunião de segunda-feira, diz Pereira, a Cooprel deverá sugerir que seja colocado em pauta, pela Semam, a formalização dos serviços prestados na coleta seletiva do lixo.
Pré-roteiro da coleta seletiva
Segunda-feira
Centro, Rio Branco, Vila Rosa e Guarani
Terça-feira
Rondônia, Mauá, Boa Vista, Ouro Branco e Pátria Nova
Quarta-feira
Industrial, Santo Afonso, Ideal e Liberdade
Quinta-feira
Primavera, Boa Saúde, Petrópolis e Rincão
Sexta-feira
São Jorge, Canudos, Hamburgo Velho e Lomba Grande
Sábado
Lomba Grande, Roselândia, Operário, Vila Nova, São José e Vila Diehl.