Viagem do vereador Raizer Ferreira (PSDB) a Brasília, onde cumpriu agendas no Dnit e ministérios Das Cidades e Desenvolvimento Regional, rendeu. Mas não pelas agendas e sim pela participação, entre um encontro e outro, em evento do seu partido.
Ao saber do compromisso paralelo, o também vereador Gustavo Finck (PP) levou o assunto ao presidente Fernandinho Lourenço (PDT). Argumentou que vários eleitores estavam questionando o uso de dinheiro público para evento partidário.
De fato, a Câmara aprovou a viagem de Raizer, com a possibilidade de ressarcimento no retorno. “O requerimento dá direito de, se eu quiser, juntar as notas e ter os valores ressarcidos. Diária, passagem e alimentação. Mas não usei um só centavo de dinheiro público, viajei com o meu cartão”, justifica o tucano.
Se vai pedir ou não o ressarcimento, o que está aprovado, o vereador Raizer Ferreira ainda não decidiu. “Vou pensar. A reunião de líderes de segunda-feira, 28, vai ser esclarecedora. Além do mais, nunca viajei para fazer passeio.”
Foram três as agendas de Raizer em Brasília. No Dnit, tratou da BR-116 e ouviu que são três caminhos possíveis: incluir as obras na Lei Orçamentária Anual, por meio dos parlamentares gaúchos; a comunidade fazer pressão política e incluir a duplicação no PAC; ou adoção do espaço da BR e pela Prefeitura, que assume os projetos e o Dnit executa. Na quinta-feira, o mesmo Dnit anunciou ao deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos) que vai contratar o projeto.
No Ministério do Desenvolvimento Regional, Raizer protocolou pedido de emendas para pavimentações em Lomba Grande e no Das Cidades, emendas diversas para o Município. E foi orientado de como proceder.
“Foram agendas boas para o Município. Agora, cada um, cada um…”.
Diogo Leuck mira 2024?
Ao abrir mão da reeleição como presidente da ACI-NH/CB/EV/DI, o empresário Diogo Leuck dá margem para que se levantem hipóteses sobre seu futuro. E uma delas é a política. Ele já foi citado como potencial candidato à Prefeitura de Novo Hamburgo. Até convite recebeu. Além disso, se posiciona muito forte no setor empresarial e ainda usa as redes sociais para atingir outros públicos. Dentro daquela máxima de que “quem não é visto, não é lembrado”, está se saindo muito bem.
Prefeituras na expectativa de nova PEC
A pedido da Confederação Nacional dos Municípios, 171 deputados assinaram Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que impõe aos servidores municipais as mesmas regras de aposentadorias definidas pela Reforma da Previdência de 2019. Com isso, a idade mínima para requerer o benefício será de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Se a proposta for aprovada, a reforma previdenciária de Novo Hamburgo, que ficou capenga justamente por este quesito, estaria resolvida.
Reverência à…
…Comissão Especial do Plano Diretor da Câmara de Novo Hamburgo, que fez nesta quinta-feira, 24, a última audiência pública. Sugestões serão agora encaminhadas ao Executivo pelo presidente Gustavo Finck.