21º Boletim Socioeconômico Trimestral mostrou os dados da Saúde Pública de São Leopoldo
Nesta sexta-feira, 22, a ACIST São Leopoldo apresentou a 21ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral, cujo bloco temático foi a Saúde Pública de São Leopoldo. A inovação da publicação foi a inclusão do capítulo sobre a Saúde e Segurança do Trabalhador, que revelou os segmentos e as áreas de atividades que mais geram acidentes. Segundo Rita Geremia Pavoni, vice-presidente de Serviços da Associação, as informações são essenciais para a elaboração de estratégias para a prevenção. “Sob o ponto de vista da sociedade, é vital pensar nas pessoas, e da economia, no quanto se investe nas consequências e não nas causas, o que torna um desafio para o setor empresarial”, assinalou.
Os dados foram apresentados pelo economista Marcos Lélis, coordenador do Núcleo de Excelência Competitividade e Economia Internacional da Unisinos, sendo que são comparados com os municípios de Canoas, Novo Hamburgo e Gravataí, devido às semelhanças demográficas e econômicas.
A avaliação dos indicadores deste Boletim foi coordenada por Leila Klin, diretora de Saúde da ACIST-SL, com a participação de Andrea Nunes, titular da Secretaria Municipal de Saúde e de Izabel Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
A pesquisa revelou que em 2022 foram notificados 1.144 acidentes de acidentes de trabalho em São Leopoldo. De 2019 a 2022, houve um aumento de 9% ao ano. “Dentre os municípios analisados, São Leopoldo foi o único que apresentou crescimento das notificações no período”, assinalou Lélis. Devido a estes números, São Leopoldo ocupa o 6º lugar no ranking estadual de notificações.
O conteúdo completo do 21º Boletim Socioeconômico Trimestral
da ACIST-SL pode ser acessado AQUI
Fonte: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada | Fotos: Elizabeth Renz