Defesa Civil alerta sobre temporais ao norte do Estado, enquanto que a previsão é de clima e temperaturas agradáveis no final de semana
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sob informe enviado pela Secretaria Nacional do Ministério da Integração, alerta para a formação de áreas de instabilidade sobre o norte do Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva neste sábado.
Em alguns momentos, há risco de temporais com chuva forte, acompanhados de raios e de rajadas de vento de até 60 km/h.
A recomendação é para que a população evite áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão evite transitar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Noite de sexta-feira
A MetSul Meteorologia informou nesta sexta-feira que áreas de instabilidade podem proporcionar pancadas de chuva em pontos isolados das metades oeste e norte do Rio Grande do Sul ainda na noite de sexta-feira.
Sábado
O sábado deve ser marcado pela mistura de sol e nuvens, mas a instabilidade aumenta em todas as regiões. No entanto, não deve chover na maioria das localidades gaúchas. A possibilidade de chuva é maior do centro para o norte gaúcho, especialmente da tarde para a noite. Durante o dia, a temperatura ainda deve estar elevada com máximas ao redor dos 30º C.
Domingo
Para o domingo, a previsão é de um dia começando com nuvens e chances de instabilidade passageira ainda no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Entretanto, com o ingresso de ar seco, o tempo firma em todo o Estado no decorrer do período. A entrada do ar mais ameno deve determinar temperaturas mais agradáveis. Em muitas cidades gaúchas, as máximas sequer devem atingir os 30º C.
Fonte: MetSul Meteorologia