Adriano de Souza vence o australiano Taj Burrow na final do Rio Pro e Brasil, pela primeira vez, lidera do ranking mundial.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Mineirinho é campeão na Barra e leva o Brasil ao topo! Nesta sexta-feira, 20, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, derrotou o australiano Taj Burrow na final do Rio Pro e conquistou pela primeira vez a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe.
Com a vitória na Barra o brasileiro pula da quarta colocação para a liderança do ranking mundial e se torna o primeiro brasileiro na história a liderar o ranking mundial.
O australiano Joel Parkinson, então vice, chegou a assumir a ponta depois da eliminação do americano Kelly Slater, agora terceiro. O sul-africano Jordy Smith caiu para quarto, posição que o brasileiro ocupava.
“Eu hoje defendi o sangue do Jadson (André), que foi campeão no ano passado. Kelly (Slater), Joel (Parkinson), Taj (Burrow)… são todos grandes surfistas. Mas, se os caras caírem, eu vou tentar o meu melhor” disse Mineirinho.
Circuito Mundial de Surfe começou em 1976, ano em que Pepê Lopes conquistou o Waimea 5000 nas ondas do Arpoador. Nesse tempo todo, o melhor resultado de um brasileiro no ranking tinha sido do próprio Mineirinho, quando o paulista do Guarujá abriu o ano com um vice na Gold Coast, em 2009. Mas é de Victor Ribas a melhor campanha em uma temporada inteira: terceiro em 1999.
Pepê foi lembrado no pódio. Além do troféu e dos US$ 100 mil (cerca de R$ 160 mil), Mineirinho ganhou uma prancha pintada com uma imagem do carioca, falecido em 1991 em um campeonato de vôo livre.
“Posso morrer feliz da vida, pois venci esse campeonato. Entrei para a história do surfe brasileiro agora. Antes, todo mundo falava que eu poderia, mas era difícil eu acreditar, pois ainda não tinha vencido um grande evento no meu país. Agora o dia chegou. Sabia que essa mudança para o Rio de Janeiro poderia ser boa para mim. E foi o que aconteceu”, comemorou o atual melhor surfista do mundo.
Agora Mineirinho já se prepara para defender a sua posição na quarta, das 11 etapas da temporada, que será realizada em Jeffrey’s Bay, na África do Sul, a partir do dia 14 de junho.
Top 10 do ranking
1. Adriano de Souza BRA 20.500
2. Joel Parkinson AUS 19.200
3. Kelly Slater EUA16.950
4.Taj Burrow AUS 16.500
5. Jordy Smith AFS 14.750
6. Owen Wright AUS 12.150
7. Michel Bourez TAH 12.000
8. Mick Fanning AUS 11.500
9. Bede Durbidge AUS 11.000
9. Tiago Pires POR 11.000
FOTO: Agência Estado