O CineSul, 1º Festival de Cinema Itinerante do Rio Grande do Sul, começou sua programação no domingo (4), com exibições gratuitas ao ar livre na Praça Gastronômica Vena, no bairro Feitoria. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema, levando produções independentes para comunidades fora do circuito tradicional de exibição.
A próxima sessão será neste sábado (11), na Praça Mansueto Bernardi, no bairro Cristo Rei. Na sequência, o festival passará pela Praça Roque Scherer, no bairro Scharlau, no dia 18 de maio, e pelo Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina, em 25 de maio. A cerimônia de premiação será no dia 8 de junho, no Teatro Municipal de São Leopoldo.
A programação inclui 6 curtas, 4 médias, 8 documentários e 3 animações de realizadores gaúchos. Além das sessões de cinema, o público conta com música ao vivo, feira de economia solidária, food trucks e pipoca gratuita.
O projeto é idealizado e produzido pela Vivah Produtora, coordenada por Anitta Coronel, Amanda Flóis e Aline Lasch.
LEIA TAMBÉM: Capacitação gratuita prepara calçadistas do RS para o mercado internacional
“Ficamos muito felizes com a receptividade e a atenção das pessoas na primeira exibição, especialmente em um espaço público tão movimentado como o Complexo Gastronômico Vena. Com os ótimos feedbacks, esperamos mais público nas próximas edições, celebrando juntos o cinema gaúcho. Estaremos lá, de braços abertos e sorrisos largos, recebendo a todas as pessoas”, exaltou a coordenadora da Vivah Produtora, Aline Lasch Fernandes.
Com entrada livre e programação para todas as idades, o CineSul tem como objetivo fortalecer o setor audiovisual local, promover o encontro entre artistas e o público, e fomentar a economia criativa de São Leopoldo. A curadoria e julgamento dos filmes estão a cargo de um júri de especialistas, com destaque para Werner Schünemann e Roberto Birindelli.
A jornalista Letícia Fagundes, diretora do documentário Em Todo Lugar Há de Haver Elas – A Jornada das Mulheres Negras para Chegar às Profissões, que será exibido no próximo domingo, dia 11, é natural de São Leopoldo e celebra a seleção com emoção: “A expectativa para a exibição do documentário é ampliar a escuta e a visibilidade das histórias de mulheres que constroem este país fora dos grandes centros, dos holofotes e das estruturas tradicionais de poder. Queremos chegar a territórios ignorados, comunidades subnoticiadas e realidades femininas que raramente são pauta — mas que sustentam o tecido social brasileiro”, pontuou.
O projeto conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e da Secretaria Municipal da Cultura (Secult).
Agenda das Exibições – Festival Cinesul
-
11/05 – Praça Mansueto Bernardi – Bairro Cristo Rei
-
18/05 – Praça Roque Scherer – Bairro Scharlau
-
25/05 – Parque do Trabalhador – Bairro Vicentina
Cerimônia de Premiação
-
08/06 – Teatro Municipal de São Leopoldo
LEIA TAMBÉM: Espetáculo gratuito integra música clássica e popular em São Leopoldo