A exibição acontece nesta sexta-feira, 1º de agosto, no Teatro Municipal, com recursos de acessibilidade e participação do público
Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o filme “Tributo” estreia em São Leopoldo, com um cine-debate sobre a história sensível sobre vida, morte e o poder transformador da música no cuidado de pessoas em situações precárias de saúde. Dirigido por Rodrigo Teixeira, o longa será exibido às 19h, no Teatro Municipal de São Leopoldo, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla.
Bate-papo com a Equipe e Acessibilidade Garantida
Após a exibição do filme, a equipe do projeto participará de um bate-papo com o público, promovendo uma troca enriquecedora sobre a produção e o tema abordado. O evento conta com recursos de acessibilidade, como legenda para surdos e ensurdecidos, janela de libras, intérprete de Libras e audiodescrição simultânea, coordenados pela Mil Palavras Acessibilidade Cultural. A classificação indicativa é 12 anos.
Projeto Contemplado pela Lei Paulo Gustavo
O projeto “Tributo” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), na categoria de Produção Audiovisual, com financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal, e o apoio das Prefeituras de São Leopoldo e Esteio. A obra é uma produção da Meteoro Produções, com colaboração do Hospital São Lucas da PUC RS e da Mil Palavras Acessibilidade Cultural.
Saiba Mais sobre o Filme
“Tributo” é inspirado na história real de Cícero Teixeira, pai do diretor, que enfrentou o câncer ao longo de cinco anos e faleceu em 2023. Durante a internação, o próprio Rodrigo realizou saraus musicais no Hospital São Lucas para proporcionar leveza e afeto ao seu pai, usando a música como instrumento de cuidado. O filme retrata como a música pode ser um gesto de amor e cura, especialmente no contexto dos cuidados paliativos, para pacientes, familiares e profissionais de saúde.
A história é centrada em Roberta, uma jovem que abandona a carreira de cantora para cuidar da mãe diagnosticada com câncer em estágio terminal. A mudança de rumo em sua vida leva Roberta a se conectar com pacientes em estágio paliativo, e um pedido inusitado a fará ressignificar a música como um gesto de amor e transformação da dor em cura.
Serviço
-
Evento: Exibição e Cine-debate do filme Tributo
-
Data: 1º de agosto, sexta-feira
-
Horário: 19h
-
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo – Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro
-
Ingressos gratuitos: Disponíveis na plataforma Sympla
-
Classificação Indicativa: 12 anos
LEIA TAMBÉM: