ATNH busca recursos para construir um galpão com restaurante tradicionalista no Parque do Trabalhador
Nesta segunda-feira, começou a ser elaborado um projeto para a construção de um galpão tradicionalista junto ao Parque do Trabalhador, no bairro Primavera, em Novo Hamburgo. O assunto foi debatido entre o presidente da Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH), José Alfredo Tessmann, o diretor da entidade, Andrades Diehl Filho e o deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT).
O novo galpão tradicionalista terá dois mil metros quadrados e deverá começar a ser construído a partir do primeiro semestre de 2008. O novo espaço crioulo seria construído no Parque do Trabalhador para substituir o galpão de lona onde a cada ano é montada a estrutura de realização das atividades da Semana Farroupilha. Em anexo, será também construído um restaurante, voltado à arte culinária do gaúcho.
Conforme Tessmann, a visita ao escritório do deputado havia sido agendada ainda durante as atividades tradicionalistas deste ano, quando o parlamentar esteve no acampamento farrapo e pêde constatar de perto as dificuldades que as entidades tradicionalistas de Novo Hamburgo enfrentam para realizar suas atividades nos períodos chuvosos.
“Além disso, todo ano a comissão organizadora investe uma soma expressiva no arrendamento de uma lona plástica de cobertura do galpão, custo que doravante deverá ser extinto e canalizado para a construção de mais esta estrutura crioula”, adianta o tradicionalista.
O deputado Tarcísio Zimmermann teria se comprometido com os visitantes a encaminhar uma emenda parlamentar ao Orçamento da União em 2008, no valor de R$ 150 mil, para auxiliar na concretização do empreendimento. “A prefeitura e a ATNH teriam uma contrapartida de mais R$ 300 mil”, emendou Tessmann.
Os tradicionalistas ainda saíram do encontro com outro desafio, o de continuar dialogando com a também parceira deste desafio, a Secretaria Municipal de Obras Públicas, que deverá contribuir na elaboração do projeto para a proposta, o qual depois de avalizado pelo prefeito Jair Foscarini, deverá ser encaminhado para a União.