Prefeito Jair Foscarini assinou nesta quinta o contrato de loteamento que beneficiará 165 famílias
Moradores que habitam áreas de risco em Novo Hamburgo estarão de casa nova em aproximadamente um ano. A construção do loteamento,“Novo Nações Unidas”, no bairro Santo Afonso, irá beneficiar 165 famílias hamburguenses em situação de risco social.
O prefeito Jair Foscarini assinou no início da tarde desta quinta-feira, em seu gabinete, o contrato para execução das obras do empreendimento, que será erguido em área localizada nas esquinas das ruas Antônio Roberto Kroeff e Manágua, na vila Kroeff, bairro Santo Afonso.
O investimento total chega a quase R$ 3 milhões e será bancado com recursos provenientes da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura. Toda a infra-estrutura do terreno de 6,1 hectares (água, luz, esgoto e pavimentação) será realizada pelo Município. As obras têm prazo de 12 meses para estarem concluídas.
As famílias beneficiadas terão que pagar apenas os terrenos. As taxas serão de aproximadamente 10% de um salário mínimo e a quitação ocorrerá em 20 anos. Todas as pessoas transferidas são moradoras de locais de risco ou de extrema vulnerabilidade social, como albergues, leitos de ruas e arroios, do dique do bairro Santo Afonso e do terreno do Depósito de Resíduos Inérteis do bairro Rondônia.
“Temos ciência de que há muitas outras famílias necessitando de locais mais seguros para viver, mas o novo loteamento irá ser de grande auxílio para resolvermos esse problema”, explica o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Leandro Larssen.
O secretário destaca ainda que com a remoção das famílias haverá espaço para algumas obras de urbanização, como continuação de ruas e até a ampliação da Escola Municipal Cel. Guilherme Gaelzer Neto.
Todas germinadas, as casas terão 36,87 metros quadrados com lotes de aproximadamente de 126 metros quadrados. Das 165 casas, nove serão construídas especialmente para famílias que tiverem algum membro portador de deficiência física.
Além do Novo Nações Unidas, outro empreendimento habitacional previsto é o PAR da rua Ícaro, no bairro Canudos. Na quarta-feira, o prefeito Jair visitou as obras, que devem ser finalizadas até 1º de junho de 2008.