A chuva veio com tudo no último final de semana. E a previsão para esta semana segue com alertas
“Desde a tarde de sábado, até hoje pela manhã, a chuva em Campo Bom acumulou 73,7mm, cerca de 50% da média mensal para junho”, declara Nilson Wolff, da Estação de Climatologia de Campo Bom.
Segundo Wolff, a previsão indica mais chuvas até a próxima sexta-feira. “É uma questão de horas para a chuva voltar. A baixa pressão, a umidade e o clima abafado indicam a continuidade da instabilidade no tempo”, avalia.
Já o coordenador da Defesa Civil em Novo Hamburgo, Álvaro Lucídio, lembra que a previsão ainda é de chuvas para os próximos dias, porém com menor intensidade. “A previsão indica chuvas mais fortes apenas nas regiões centro e sul do estado”, afirma.
Lucídio conta que aqui em Novo Hamburgo, as chuvas, que ultrapassaram a marca dos 100mm, desta vez não trouxeram maiores estragos. “Tivemos registros de quedas de muros, alagamentos em residências, lama, ou deslizamentos, mas nada de feridos ou desabrigados”, finaliza.
Defesa Civil alerta
O Ministério da Integração Nacional Secretaria Nacional de Defesa Civil, através do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), informa que nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de junho), há presença de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul e mantém condições para pancadas de chuva.
Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento (50 a 60 km/h), principalmente no centro-sul do Estado. Hoje (11 de junho), não se descarta a ocorrência de granizo localizado.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população a evite áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.