Yeda Crusius abriu a feira em Esteio dizendo que o clima dá sinal positivo para a produção gaúcha
A 30ª Expointer foi aberta oficialmente neste sábado, em Esteio, pela governadora Yeda Crusius e o secretário da Agricultura, João Carlos Machado. A cerimônia ocorreu no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em razão da chuva.
E foi o próprio clima que motivou o discurso da governadora, que comemorou a chuva como um bom sinal para a produção gaúcha e a expansão do agronegócio. “Há um sentimento de bom futuro. O melhor do agronegócio está na Expointer, e quem visitá-la vai compreender a razão do orgulho gaúcho pelo que produz”, afirmou.
Segundo Yeda, a Expointer também inaugura uma nova etapa, na qual haverá um ciclo de crescimento continuado. “O Rio Grande do Sul, pela organização de seu agronegócio e pelas políticas que planejamos desenvolver – especialmente a de irrigação -, pode apontar para um futuro mais estável, onde não se viva de sustos e perdas por estiagens”, acredita.
Para o secretário João Carlos Machado, a expectativa é de que a 30ª Expointer ultrapasse em 20 % a comercialização da última edição, que foi de R$ 95.931.211,20. “O agronegócio gaúcho teve neste ano uma excelente safra e bons preços, o que se reflete na economia do Estado. Com certeza, este bom momento que vive o setor primário elevará o volume de negócios da feira”, completou.
O que traz a Expointer 2007
A 30ª Expointer conta com mais de 400 empresas expositoras e 6.017 animais inscritos, de 195 raças. Estão presentes 161 municípios gaúchos, além de representantes do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
As delegações estrangeiras que visitarão a feira estão vindo da Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, China, Egito, Equador, Estados Unidos, Peru, Reino Unido e Uruguai. A recepção às comitivas será feita no Pavilhão Internacional.