Defesa Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de temporais fortes no norte e nordeste do Rio Grande do Sul
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sob informe enviado pela Secretaria Nacional do Ministério da Integração, alertou para a possibilidade de fortes chuvas e temporais no Estado, principalmente nas áreas situadas mais ao Norte e Nordeste.
Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral da região Sul estão formando nuvens carregadas e profundas que podem provocar as pancadas. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais com chuva forte, acompanhados de raios e de rajadas de vento de até 70 km/h principalmente.
A recomendação é para que a população evite áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável também que o cidadão evite transitar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Previsão do tempo
O ar quente, úmido e de baixa pressão atmosférica cobre o Rio Grande do Sul fazendo com que o céu apresente nuvens e chuva em quase todo o território. Aesar da intensa nebulosidade e da ocorrência de chuva, haverá períodos de melhoria em que o sol aparece.
Segundo a MetSul Meteorologia, como um sistema de baixa pressão estará atuando numa atmosfera quente e com elevados valores de umidade, o cenário deve favorecer o desenvolvimento de áreas de instabilidade mais fortes, em pontos localizados, que podem provocar chuva localmente forte e temporais isolados.
Na terça-feira, o tempo segue instável e temperatura estará mais elevada devido ao ingresso de ar mais quente pelo oeste. Os dados indicam que as regiões mais propícias à ocorrência de chuva serão o norte e o leste do estado. Novamente, não se descarta a ocorrência de chuva localmente forte.
Fonte: Defesa Civil do Rio Grande do Sul