Já pensou em fazer um churrasco sem carne? Saiba que ser ser uma opção saudável e saborosa
Churrasco sem carne. Falar isso no Rio Grande do Sul, pode ser considerado uma traição contra as tradições e costumes de um povo. Mas em tempos modernos como os nossos, cresce cada vez mais o número de pessoas vegetarianas. E você , resolve fazer um churrasco em sua casa, e algum dos seus convidados é praticante da abstinência de carnes? O que fazer?
Não é preciso entrar em desespero, saiba que é possível preparar alimentos saudáveis e com muito sabor, para os vegetarianos e não perder a cara de churrasco. Legumes, verduras, queijos , pães e frutas podem ir para o espeto. Confira nossas dicas para você fazer um churrasco vegetariano.
Berinjela
Escolhas as mais firmes, com casca lisa, coloração mais uniforme e brilhosa. Lave bem e corte a berinjela em pedaços, espete e tempere com sal. Coloque em fogo bem alto, e deixe na churrasqueira por três minutos de cada lado.
Abobrinha
As maios indicadas são as italianas. Compre as maiores, mais firmes e que tenham a casca lisa e sem manchas. Corte ela em pedaços, tempere com sal e rumo a churrasqueira, onde deve ficar em fogo alto, três minutos de cada lado.
Brócolis
Compre molhos bem verdes e com folhas novas. Tire os talos mais duros e as folhas. Para que fique mais saboroso, adicione no momento de temperar uma mistura de alho picado e sal. Prontinho para levá-lo à brasa.
Batata
prefira as úmida, como a monalisa e holandesa. Antes de levá-las à grelhá, é preciso fazer um pré-cozimento. Coloque as batatas em água e sal e leve ao fogo. O ponto é quando você conseguir espetar elas, com facilidade. Corte em pedaços, sem tirar as cascas e sem adicionar sal. Somente azeite de oliva. Três minutos para cada lado, e prontinho para ser servida.
Batata Doce
escolha as mais lisas e de coloração mais clara. Embrulhe em papel-alumínio e coloque dentro da churrasqueira em contato com a brasa por 40 minutos, virando a cada dez. É possível saber se está pronta, quando é perfurada com facilidade.
Cebola
Para garantir um baixo teor de acidez, prefiras as cebolas graúdas. Para preparar, descasque e adicione sal. Ela deve ficar na grelha cinco minutos para cada lado. Se preferir, pode coloca com casca, durante 15 minutos, mas o ideal é que seja a cebola argentina.
Shimeji e Shitake
Cuidado: esses alimentos tem validade reduzida. Deixe os fungos de molho em água com vinagre para lavá-los. Após, coloque eles na grelha e adicione sal, deixando quatro minutos para cada lado. Pincele com manteiga, para que fiquem mais saborosos.
Pão de alho
O preparo da pasta de alho pode ser feito de várias maneiras, ou até comprada em supermercados. O mais simples é misturar a margarina ou maionese, com alho amassado, salsa e sal. Passe no pão de sua preferência e churrasqueira nele.
Queijo coalho
O queijo coalho, geralmente já é vendido no espeto. Para prepará-lo, deixe a grelha ou brasa bem quente, para que o queijo não derreta e forme um casquinha dura. Cinco minutos de cada lado, e está pronto para servir.
Abacaxi
O mais indicado é o abacaxi pérola. Escolha os que têm coloração amarelada, consistência firme e perfume adocicado.
Banana
As naninas são as ideais. Pode-se colocar as bananas com casca diretamente em contato com a brasa dentro da churrasqueira. Quando a casca estiver inteiramente preta, está no ponto de servir.
Agora, se você quer ter o gostinho de alguma carne, o jeito é apelar para a carne de soja.