A Secretaria da Saúde do município aproveitou a movimentação do Dia de Finados para chamar a atenção da população sobre o risco de proliferação do Aedes Aegypti.
Equipes da Vigilância Ambiental visitaram os cemitérios Cristo Rei, Feitoria e São Borja entregando panfletos com dicas para prevenção de focos. Os locais são pontos famosos pelo acúmulo de água parada. “A chegada do calor acelera a proliferação do mosquito. Os agentes de endemia seguem fazendo seu trabalho diariamente, mas é fundamental que haja apoio da população”, alertou a coordenadora Maria do Carmo Moraes. A sugestão é colocar areia nos recipientes e retirar plásticos que possam acumular líquido. Além disso, os agentes tiraram dúvidas de moradores sobre como manter a limpeza em suas casas.
Prevenção e controle diário em São Leopoldo
O trabalho de prevenção é feito diariamente pelos agentes de combate às endemias (ACE) por meio de visitas domiciliares e em pontos estratégicos (PEs), como por exemplo: cemitérios; borracharias; floriculturas; ferros-velhos, e depósitos de material de construção. Quando são encontrados focos do mosquito ou possíveis criadouros, a equipe realiza atividades educativas, tratamento mecânico (eliminação de criadouros) e coleta de amostras para identificação laboratorial.
Cuidado e Sintomas
A aproximação do verão exige cuidado redobrado. A população deve ficar atenta aos sintomas: dor de cabeça e febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, apresentar manchas vermelhas na pele, erupções na pele, náuseas, vômitos. Neste caso, a orientação é que a pessoa procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Área externa de casas e condomínios
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
– Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.
Foto: Divulgação/PMSL