O instituto MetSul Meteorologia alerta para uma frente fria que se desloca do sul trazendo chuva e uma virada radical nos termômetros a partir da quinta-feira, dia 22. Ela se chova com o domo de calor estacionado, rompendo, mesmo que brevemente, com o bloqueio atmosférico associado a uma grande massa de ar seco e quente.
LEIA A EDIÇÃO DO JORNAL O VALE
Nesta quarta-feira, 21, a massa de ar muito quente ainda avançou em direção ao Rio Grande do Sul, vindo do Sudeste do Brasil, deixando a temperatura elevada. Então amanhã esta barreira de calor começa a ser empurrada para Norte (do estado), impulsionada por uma massa de ar frio avançando pela Argentina e o Uruguai, e que já traz chuva forte na região de fronteira gaúcha.
Todavia, a queda nos termômetros ainda não deve ser sentida ao longo da quinta-feira, além da chuva mais forte marcar presença no Vale do Sinos durante a noite. O momento mais severo, com possibilidade de temporais, está projetado para a madrugada de sexta-feira, 23, quando sistema frontal traz chuva para todas as regiões gaúchas.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo reabre todas as escolas atingidas pela tragédia de maio
Final de semana com tempo bom
Os profissionais da MetSul preveem que na sexta-feira, 23, o tempo melhora no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. No sábado, por sua vez, a frente ingressa no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil; sendo que no Rio Grande do Sul pode voltar a chover de forma isolada. No domingo, o Sul do Brasil, tem sistema de baixa fria traz precipitação localizada. No final de semana, até segunda-feira, 26, será o momento de queda radical nas temperaturas, com mínima próxima a 14 graus.