Foi a primeira competição após flagra em exame antidoping. Nadador sul-africano criticou o brasileiro e ironizou vitória.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A emoção tomou conta de Cesar Cielo (foto) nesta segunda-feira, dia 25, no Mundial de Xangai. Ele conquistou medalha de ouro nos 50 m borboleta, com o tempo de 23s10.
O choro ainda na piscina, depois de checar o relógio e confirmar o resultado, repetiu-se ainda mais forte no pódio, durante a execução do Hino Nacional. A cerimônia de premiação foi completada por dois australianos. Matthew Targett chegou em segundo (23s28), enquanto Geof Huegill foi o terceiro colocado (23s35). Rival de Cielo no nado livre, francês Fred Bousquet terminou em quarto, com 23s38.
“Essa medalha traz um sentimento diferente, acho que foi a mais dura que tive na vida. Sabia que nadaria contra os melhores do mundo. Estou feliz de voltar à piscina e poder competir depois do último mês”, conta Cielo.
Na véspera, ele falou pela primeira vez desde que seu caso de doping foi tornado público, no dia 1º de julho. Ele e outros três nadadores testaram positivo para o diurético furosemida e foram advertidos pela confederação brasileira. A Federação Internacional de Natação apelou à Corte Arbitral do Esporte e pediu suspensão de três meses. A CAS manteve a pena mínima.
APRENDIZADO – “Para ser honesto, a maior parte do tempo eu não pude treinar direito porque tudo em que eu conseguia pensar era em me tirar dessa situação [julgamento pelo doping]. Eu me sinto abençoado por Deus por ter essa oportunidade de vir aqui e nadar”, afirmou Cielo.
“Agora eu vejo que tenho muitos amigos na natação. Medalhas são importantes, mas não imagino minha vida sem o ambiente da natação. Acho que tem sido um processo de aprendizado, fiquei mais maduro, uma pessoa mais forte e um nadador mais experiente. Agora é passado, é uma página que virei e vou olhar para o futuro”, concluiu.
Atleta critica Cielo
Dono de três medalhas de ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004, o nadador Roland Schoeman voltou a fazer críticas a Cesar Cielo nesta segunda-feira, 25. O atleta sul-africano ironizou a vitória do brasileiro no Mundial de Xangai, devido ao caso de doping.
Na última semana, Schoeman já havia dito que a Corte Arbitral do Esporte – CAS prestara um desserviço ao mundo da natação ao liberar Cielo para competir no Mundial. Já nesta segunda-feira, elogiou pelo Twitter a atitude do queniano Jason Dunford (foto acima), que fez um sinal de negativo para o brasileiro logo após a final dos 50m borboleta.
“Tiro meu chapéu para o @kenyaSwimmer (Jason Dunford), que mostrou seus verdadeiros sentimentos após a final dos 50 m borboleta. Um sentimento compartilhado pela maioria dos nadadores”, escreveu Schoeman. Em seguida, após ser criticado por internautas brasileiros, Schoeman ironizou a vitória de Cielo no Mundial: “É fácil ganhar quando você tem assistência.”
Nono colocado na semifinal dos 50 m borboleta, Schoeman não chegou à final da prova por uma posição – apenas os oito primeiros vão à decisão. Ou seja, caso Cielo estivesse suspenso, a história poderia ser diferente para o sul-africano.
Informações de Folha.com
FOTOS:
reprodução / Francois Xavier Marit-France Presse
reprodução / AFP