Maior dramaturgo do país completará centenário em agosto de 2012 e, até lá, haverá relançamento de livros, exposição e estreia de filme em sua homenagem.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Nelson Rodrigues, que nasceu em 1912 e morreu em 1980, completará seu centenário em 23 de agosto de 2012. Para comemorar e reverenciar o maior dramaturgo brasileiro, haverá mostras, espetáculos, relançamento de livros e estreia de um filme baseados nele e em suas obras. A promessa é de que ate 2012, todos os 17 textos de Nelson Rodrigues estejam nos palcos.
O diretor Marco Antônio Braz já começa uma temporada de homenagens ao dramaturgo, que devem ir até o próximo ano. Braz comanda a mostra Quem Ainda Tem Medo de Nelson Rodrigues?, que inclui cinco espetáculos: O Beijo no Asfalto, Valsa nº 6, Os Sete Gatinhos, 17 x Nelson Parte II e As Noivas de Nelson. O último é uma adaptação do diretor para A Vida como Ela É.
Além dos cinco espetáculos, a mostra oferecerá grupo de estudos, leituras dramáticas, workshops e uma exposição. Essa exposição contem fotos, cartas e documentos de Nelson, também chamado de anjo pornográfico. Braz, fora da mostra, dirigirá como convidado outros três espetáculos do escritor. Segundo ele, o trabalho de Nelson perdeu estigmas com o passar do tempo e essa é uma forma de homenagear o autor revolucionário.
Outros diretores e grupos se dedicarão a encenar textos de Nelson como, por exemplo, o Grupo Gattu. Na última sexta-feira, dia 04, o grupo estreou a sua versão do texto A Serpente. De acordo com a diretora do grupo, Eloisa Vitz, eles ainda devem encenar Doroteia, Boca de Ouro e Viúva, Porém Honesta. Atualmente, a Cia Nova Dança 4 cumpre temporada de O Beijo, com direção de Cristiane Paoli Quito e coreografia inspirada na peça O Beijo no Asfalto.
Informações de Estadão
FOTO: reprodução