Inicia na próxima sexta-feira a 23ª Cavalgada do Mar, envolvendo mais de três mil cavalarianos que irão percorrer 240 quilômetros
A 23ª Cavalgada do Mar inicia neste final de semana, sexta-feira, dia 9, e vai até 17 de fevereiro. Neste período, os cerca de 3.300 participantes irão percorrer a cavalo, pelo mar, de Torres a Palmares do Sul, em um trajeto de 240 quilômetros. Em todo o percurso, estima-se que um milhão e oitocentas mil pessoas assistem a passagem dos cavalarianos.
O evento é destinado aos cavaleiros e às amazonas de todas as idades que queiram desfrutar de um convívio fraterno e da vivência das lidas campeiras e que possuam as condições físicas necessárias para tanto.
Não há limite de idade para participar. Entretanto, no caso das crianças, é preciso que alguém assine um termo de ciência e responsabilidade. A organização também proporciona seguro de acidentes pessoais e coletivos.
A primeira cavalgada foi realizada em 1984, quando o advogado José Machado reuniu 30 homens em um protesto a cavalo à beira-mar contra o fechamento do extinto Banco Sulbrasileiro. Desde 1989, essa cavalgada vem sendo comandada por Vilmar Romera, tradicionalista e entusiasta do culto das nossas tradições campeiras.
As prefeituras devem realizar a limpeza da areia logo após a passagem dos piquetes. Torres, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e Cidreira irão utilizar veículos para auxiliar no recolhimento das fezes.
Para participar da cavalgada é cobrado um valor de R$ 10. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.cavalgadadomar.art.br ou no dia em que começa o evento, no Parque de Balonismo, em Torres.
Programação da 23ª Cavalgada do Mar:
Sexta-feira, dia 9: Credenciamento e acampamento no Parque de Balonismo, em Torres. Às 21h, show baile.
Sábado, dia 10: Saída para Arroio do Sal às 7h30min, com chegada no CTG Rincão da Estância às 12h. Às 21h, show baile.
Domingo, dia 11: Saída para Capão da Canoa, às 7h30min, com chegada no CTG João Sobrinho às 12h. Às 21h, show baile.
Segunda-feira, dia 12: Saída para Imbé às 7h30min com chegada no Terminal Turístico de Imbé às 12h. Às 21h, show baile e Leilão de Cavalos Crioulos da Cabanha 38.
Terça-feira, dia 13:Permanência em Imbé e Festa Gaúcha Campeira.
Quarta-feira, dia 14: Saída para Tramandaí às 8h, com chegada no Terminal Turístico às 12h. Às 21h, show baile.
Quinta-feira, dia 15: Saída para Cidreira às 8h com chegada no Terminal Turístico às 12h.
Sexta-feira, dia 16: Saída para Dunas Altas às 7h30min com passagem por Pinhal e Quintão. Chegada no Balneário Dunas Altas às 12h. Entrega de troféus e diplomas às 15h. Às 21h, show baile.
Sábado, dia 17: Saída para Centro de Eventos da Granja Vargas, às 8h, em Palmares do Sul. Às 15h, cerimônia de encerramento.