A Prefeitura de Novo Hamburgo tombou como patrimônio histórico o Casarão Friedrich e a sede do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais (GSFM). A medida visa preservar os imóveis e suas histórias para futuras gerações.
“O Casarão Friedrich é uma das principais edificações históricas da imigração alemã e talvez o mais antigo remanescente arquitetônico da história da população negra em nossa cidade e região”, destaca o secretário de Cultura, Angelo Reinheimer. O Casarão Friedrich foi construído entre 1830 e 1840 e fica localizado no bairro Guarani.
LEIA TAMBÉM: Terceira rodada do Interbairros acontece neste sábado
A sede do GSFM, construída entre 1902 e 1903, abrigou a Sociedade de Cantores Frohsinn e o Coro Júlio Kunz, em atividade desde 1888. O prédio é um ponto de destaque no Corredor Cultural da cidade.
“É, sem dúvida, uma das edificações mais importantes do Corredor Cultural de Novo Hamburgo por suas qualidades históricas e arquitetônicas”, comenta o secretário.
Com o tombamento, os imóveis poderão acessar recursos para conservação e restauro por meio da Lei Rouanet, da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e outros editais culturais.
LEIA TAMBÉM: DNIT inicia construção de duas passagens inferiores na BR-116
