Mostra reúne obras emblemáticas que retratam migrações forçadas em diferentes partes do mundo
Homenagem ao fotógrafo
A Casa de Cultura Dalilla Sperb, em Hamburgo Velho, apresenta a exposição “Êxodos”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, falecido em 23 de maio deste ano. A mostra marca uma nova fase para o espaço cultural, que além de abrigar a área administrativa da Secretaria de Cultura, passa a sediar eventos e atividades artísticas.
Obras que narram deslocamentos humanos
A exposição conta com 14 reproduções da famosa série “Êxodos”, fruto de seis anos de viagens por mais de 40 países. As imagens registram histórias de pessoas obrigadas a abandonar suas terras, abordando questões políticas, sociais e econômicas. São retratos comoventes que transmitem dor, mas ao mesmo tempo esperança, em um diálogo com a realidade global e com a memória dos imigrantes que ajudaram a formar Novo Hamburgo.
Instituto Terra: legado e preservação
As obras foram doadas pelo Instituto Terra, organização fundada por Lélia e Sebastião Salgado. A ONG atua na recuperação da Mata Atlântica e no desenvolvimento sustentável, reforçando o compromisso do fotógrafo com causas socioambientais.
Serviço
A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Casa de Cultura Dalilla Sperb, localizada na Avenida Dr. Maurício Cardoso, 132, bairro Hamburgo Velho.
LEIA TAMBÉM: