Cartão BNDES passa também a facilitar a aquisição de insumos e componentes para a produção de calçados
Em tempos de crise no setor calçadista, as micro e pequenas empresas do ramo receberam uma boa notícia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Isto porque o cartão BNDES, que já era utilizado para financiar compras de máquinas e equipamentos, passa também a facilitar a aquisição de insumos e componentes para a produção de calçados, como adesivos, solados, couros e cabedais.
Segundo o gerente do Departamento Regional Sul do BNDES, Paulo Mizushima, e o economista do Departamento de Credenciamento e Operações de Internet do banco, Vitor Hugo Ribeiro, o cartão foi criado para diminuir a burocracia e democratizar o acesso de micro e pequenas empresas aos recursos do banco, que durante muito tempo investiu somente em grandes projetos de infra-estrutura no país.
Ribeiro indica que o cartão pode ser utilizado para aquisição de bens de produção como cartão de crédito, possibilitando o parcelamento de compras em até 36 vezes iguais e fixas com juros de 1,03% ao mês.
Empresas com faturamento de até R$ 60 milhões anuais podem solicitar o cartão através do Banco do Brasil, banco Bradesco e Caixa Econômica Federal. As operações podem ser efetuadas através das bandeiras Visa e Redecard. As empresas recebem junto com o cartão um credito rotativo pré-aprovado de R$ 250 mil.
As operações de compra são realizadas através da internet. Além das fábricas de calçado poderem utilizar o cartão para compras, fornecedores de matérias-primas e insumos também podem se cadastrar para realizar vendas com o cartão.
Os fornecedores cadastrados têm acesso a mais de 100 mil empresas com limites de crédito pré-aprovados e aptas para comprar produtos oferecidos no portal. Têm também a garantia de receber o valor da venda dentro de 30 dias após a sua realização, podem indicar distribuidores que revendam seus produtos para utilizarem o cartão BNDES e expor seus catálogos de produtos gratuitamente no portal.
“Em junho de 2003, quando o cartão começou a ser utilizado, foram registradas um milhão de operações e em 2006, 225 milhões. A expectativa do BNDES para 2007 é de que esse número salte para 450 milhões de operações em financiamentos de bens e insumos”, diz Ribeiro.
O cartão BNDES não financia o produto final, somente insumos e componentes. Para obter mais informações sobre a ferramenta os empresários interessados podem acessar o site do BNDES ou ligar para o 0800-702-6337.