Com a crise dos aeroportos que atormenta os Brasil, em torno de dez deputados do Nordeste que ficaram em Brasília para concluir a votação do Orçamento 2007 pegarão uma “carona” para voltar para casa em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Parlamentares que apresentaram emendas ficaram acompanhando as discussões até o fim da votação. Alguns perderam vôos e recorreram ao presidente da Comissão, Gilmar Machado (PT-MG), autor do pedido à FAB.
Segundo ele, a Força Aérea vai colocar pelo menos dois aviões à disposição, que farão escalas nas cidades dos deputados. Machado garantiu que a “carona” não é ilegal, já que integrantes do Executivo e do Judiciário também usam aviões da FAB. “A Câmara vai pagar a viagem”, afirmou. Porém, outros deputados que deixavam Brasília criticaram a iniciativa.
“Acho que, uma vez cumprido nosso trabalho, devemos passar pelas mesmas dificuldades de todos. Avião da FAB não deveria ter essa função”, declarou Fernando Gabeira (PV-RJ). O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também reclamou: “Avião da FAB se justificaria para levar parlamentares para votar, não para voltar para casa.”
Por outro lado, tentando voltar para Recife o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) amenizou a situação. “Nós, parlamentares, temos de viver e conviver com a situação que a população está vivendo. A Casa precisa neste momento demonstrar solidariedade”, disse.