O Vale – Como a senhora encara o desafio de mais uma gestão como prefeita?
Carina Nath – Ser reeleita prefeita de Sapiranga não é apenas um desafio, mas uma verdadeira missão: a de cuidar das pessoas e trabalhar incansavelmente pelo bem da nossa cidade. Durante nosso primeiro mandato, governamos com foco no desenvolvimento, na transparência e na honestidade, sempre colocando a população no centro de todas as decisões. Essa reeleição representa o reconhecimento e a aprovação de um trabalho sério e comprometido que realizamos ao longo dos últimos anos. Mais do que isso, é uma demonstração clara de que os cidadãos de Sapiranga valorizam resultados concretos e o compromisso com o futuro, deixando a velha política para trás.
Quais as principais áreas que merecem destaque na nova gestão? O que ainda precisa ser realizado?
Nossa prioridade continua sendo cuidar das pessoas, independentemente da área de atuação. Estamos cientes dos desafios e comprometidos em buscar melhorias constantes. Nesta nova gestão, vamos intensificar nossos esforços para fomentar a tecnologia, atrair novas empresas e gerar mais empregos e renda para nossa comunidade. Também manteremos nosso foco na oferta de educação e saúde de qualidade, garantindo que esses serviços continuem sendo referência. Além disso, daremos continuidade às ações que já estão gerando resultados positivos, e seguir trabalhando para chegar em soluções para o que não deu certo.
O ensino tem sido objeto de atenção da sua gestão? O que ainda precisa ser realizado para melhorar a qualidade do ensino de Sapiranga?
A Educação sempre foi uma prioridade na nossa gestão, e a conquista do Selo Ouro no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, é um reflexo desse compromisso. O futuro da nossa cidade e do país começa dentro das salas de aula, e trabalhamos para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. As nossas escolas municipais já são referência na região e no Estado, mas o objetivo é sempre ir além, buscando resultados ainda mais expressivos. Continuaremos investindo na melhoria da infraestrutura escolar e na capacitação dos profissionais da educação, além de, claro, proporcionar ambientes cada vez mais acolhedores, que inspirem o aprendizado e fortaleçam o desenvolvimento integral de nossos alunos.
Sapiranga tem se destacado pelo Ecoturismo ou Turismo de Aventura. Qual a dimensão e relevância desse setor para o município? O que pode ser feito para incrementá-lo?
Sapiranga tem se destacado como um importante polo do turismo de aventura. Desde 2021, temos trabalhado para estruturar o setor turístico, reconhecendo seu potencial para atrair visitantes e gerar novas oportunidades. Em parceria com o Sebrae, temos promovido capacitações para os profissionais da área, fortalecendo a qualidade do atendimento e o desenvolvimento sustentável do turismo. Além disso, a elaboração e implementação do Plano Municipal de Turismo têm guiado nossas ações para melhorar a infraestrutura de acesso e ampliar as oportunidades de qualificação. São iniciativas fundamentais para consolidar Sapiranga como uma referência de destino no cenário regional e nacional.
A cidade tem uma forte vocação para a produção calçadista e uma indústria consolidada. Qual a relevância do setor para a economia local?
A indústria calçadista em Sapiranga é um dos pilares da economia local, responsável pela geração de milhares de empregos. Apesar do impacto da falência da Paquetá, desde 2021 temos trabalhado na diversificação da matriz econômica, com ações estratégicas que incluem a criação do Distrito Industrial, projetado para atrair novos empreendimentos, gerar mais empregos e aumentar a renda da comunidade. Além disso, as leis de fomento que criamos têm sido uma ferramenta importante para estimular o empreendedorismo, facilitando a instalação de novas empresas e impulsionando o desenvolvimento de outros setores. Enquanto Administração Municipal, trabalhamos para criar oportunidades e promover um crescimento sustentável e equilibrado.
