Ação oferece vacinas contra gripe e do calendário básico em diferentes regiões da cidade
A Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo deu início, nesta terça-feira (29), à Caravana da Vacinação, iniciativa que visa ampliar o acesso da população às vacinas contra a gripe e outras doenças previstas no calendário nacional de imunização.
A primeira parada da ação ocorreu no bairro Campina, em frente ao Mercado Ávila. No local, a aposentada Rosalina Vieceli, de 60 anos, aproveitou a oportunidade. “Ano passado não fiz a vacina por causa da dengue. Mas sempre me vacino e me sinto bem. Aqui ficou prático”, relatou.
Roteiro inclui bairros com baixa taxa de imunização
A Caravana da Vacinação tem como foco bairros com índices baixos de cobertura vacinal, segundo a Secretaria de Saúde. A programação segue com os seguintes locais e datas:
-
Quarta-feira (30/7): Bairro Arroio da Manteiga (com circulação nas ruas Jacarandá, Timbaúva, Cedro e Doze)
-
Quinta-feira (31/7): Estação São Leopoldo, com atividade especial pelo Dia Mundial das Hepatites
-
Sexta-feira (1º/8): Bairro Vicentina
O atendimento da unidade móvel ocorre sempre das 9h às 11h e das 13h às 16h.
Secretaria reforça ações de acesso à imunização
De acordo com a secretária de Saúde, Kelbe Gonçalves, a estratégia visa evitar o agravamento de doenças respiratórias e desafogar os serviços hospitalares.“Estamos atentos a cinco bairros com cobertura preocupante: Campina, Vicentina, Arroio da Manteiga, São José e Padre Reus. A intenção é facilitar o acesso à vacinação para prevenir casos mais graves”, afirmou.
Além da caravana, a secretaria destaca outras medidas adotadas, como o horário estendido até as 21h em três UBSs — Centro do Idoso, Imigrante e Scharlau — e a vacinação em escolas da rede municipal.“Temos buscado chegar até onde a população está, mas precisamos da adesão de todos”, completou Kelbe.
LEIA TAMBÉM: