A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo promoveu, na tarde de quarta-feira (17), uma capacitação sobre abordagem a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizado no Teatro Municipal, o encontro reuniu agentes da GCM, Brigada Militar, Polícia Civil e professores da rede pública municipal.
A formação foi conduzida pelo Dr. Carlos Augusto Welte Santana, que apresentou orientações técnicas e práticas para garantir atendimentos mais seguros, respeitosos e empáticos. O objetivo foi qualificar os profissionais que atuam diretamente com o público, promovendo uma abordagem mais inclusiva.
Participaram do evento o prefeito Heliomar Franco, o comandante da GCM, Tiago Saraiva, o comandante adjunto da corporação, coronel João Ailton, e o secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão. Também estiveram presentes a secretária-adjunta de Educação, Cris Roos, a diretora do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI), Cláudia Filereno, a diretora de Gestão da Educação Básica (DGEB), Raona Denise Pohren, além de professores da rede municipal.
LEIA TAMBÉM: Conheça o patrono da 32ª Feira do Livro de Morro Reuter
Durante a programação, os participantes trocaram experiências, esclareceram dúvidas e refletiram sobre a importância da empatia no atendimento a pessoas com TEA. O evento foi encerrado com um coffee break de integração entre profissionais da segurança pública e da educação.
O secretário Jéferson Falcão destacou o compromisso da gestão com a inclusão e a qualificação dos servidores. “A compreensão sobre o espectro autista é essencial para evitar abordagens equivocadas, promover o acolhimento e fortalecer uma sociedade mais empática e inclusiva”, afirmou.
Já o coronel João Ailton reforçou a relevância da formação para o cotidiano de agentes e professores. “Nossa atitude positiva será fundamental para o sucesso em qualquer situação envolvendo pessoas com TEA. Competência é conhecimento, habilidade e atitude”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: SMED e Feevale se unem com ações contra discriminação nas escolas