Projeto contempla escolas de bairros periféricos de São Leopoldo e forma novos talentos para a música coral
Oficinas para transformar vidas
Na última semana se iniciou o projeto “Canto Coral nas Escolas: Inclusão e Transformação”, que une arte, educação e inclusão social. A iniciativa beneficia crianças, jovens e professores da rede pública de São Leopoldo, abrangendo quatro escolas de bairros periféricos: João Goulart (Vila Brás), Tancredo Neves e Mário Fonseca (Arroio da Manteiga) e São João Batista (São João Batista).
Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Medianeira, os encontros semanais são conduzidos pela regente Angela Dillemburg e pela pianista Sara Ramos, sob coordenação de Lucia Passos. Ao final, a expectativa é impactar diretamente cerca de 120 crianças.
Coral Infantojuvenil inspira estudantes
Para estimular a participação, a Presto Produções realizou, no dia 11, apresentações do Coral Infantojuvenil nas escolas Mário Fonseca, Tancredo Neves e São João Batista. A visita à João Goulart ocorrerá em outra data. Regidos por Ana Maria Ribeiro Althoff, os jovens cantores emocionaram o público.
“Eu adorei. Vou entrar no coral da minha escola. Eu fiz canto quando era pequena e agora vou voltar”, contou Jaciara Pereira, 10 anos. A colega Dienyfer Rodrigues disse que quer treinar a voz porque ama cantar todos os estilos musicais.
Descoberta de talentos
A regente Angela Dillemburg destacou que as oficinas já revelam grandes promessas. “Chegamos a gravar um ensaio inicial de tão afinados”, relatou. Para a supervisora de ensino Elen Pereira Goulart, a ação oferece uma oportunidade única para que os estudantes aprendam algo que dificilmente teriam acesso fora do projeto.
O secretário de Educação, Jéferson Falcão, ressaltou o impacto social: “Quando nossos estudantes cantam juntos, eles fortalecem a autoestima, aprendem a trabalhar em equipe e vivenciam a beleza da arte. Estamos formando cidadãos sensíveis, criativos e participativos”.
Formação para professores e expansão regional
Além das oficinas para alunos, a Presto Produções ministra aulas de regência, técnica vocal e teoria musical para professores da rede pública de São Leopoldo e de cidades vizinhas como Novo Hamburgo, Portão, Sapucaia do Sul, Esteio, Campo Bom e Sapiranga. O objetivo é incentivar a criação de novos corais escolares.
As aulas para educadores acontecem na sede da Presto todas as terças-feiras, das 18h às 21h.
Encerramento com grande apresentação
O projeto, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura e apoio da SMED, será concluído com um evento coletivo no fim do ano. O espetáculo reunirá os quatro corais infantojuvenis de São Leopoldo e grupos formados por professores de todos os municípios participantes, celebrando a música como instrumento de transformação social e valorização da educação pública.
LEIA TAMBÉM:
São Leopoldo fortalece modelo de segurança integrada e celebra redução histórica nos crimes violentos