No total, serão 16 sedes divididas entre os três países. Será a primeira edição do Mundial com 48 seleções.
A Fifa anunciou, nesta quinta-feira, as cidades-sede da Copa do Mundo de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, foram reveladas 16 locais para realização das partidas. Isso porque esta será a primeira edição do Mundial com 48 seleções.
“Vamos tentar organizar a Copa de um jeito que as seleções e os fãs não tenham que viajar muito. No momento oportuno vamos decidir o local da abertura e o palco da final”, afirmou o presidente da Fifa.
Os Estados Unidos, com 11 sedes, são o país com mais locais no Mundial. Inclusive, Los Angeles é uma delas. É a cidade onde a seleção brasileira foi campeã mundial em 1994. No entanto, o estádio que representará a Califórnia será o SofiStadium e não o Rose Bowl, como há 28 anos.
No México, o destaque fica com o Estádio Azteca, que será sede pela terceira vez na história das Copas do Mundo. Já no Canadá, Toronto fica em evidência por ser sede de uma Copa do Mundo masculina anos após sediar a final da feminina.
Como o Comitê Organizador dos Estados Unidos não confirmou o Rose Bowl, ele perde a chance de ser o maior estádio da Copa do Mundo de 2026. Como optaram pelo SofiStadium, o maior será o MetLife Stadium, em Nova Iorque, com capacidade para 82.500. O maior no México será o Azteca, na Cidade do México (81.070), enquanto no México será o BC Place, em Vancouver (54.500).
Foto: FABRICE COFFRINI/AFP