Mesmo antes de o Estado decretar emergência na saúde devido ao aumento das hospitalizações por doenças respiratórias, a Prefeitura de Campo Bom já adotava medidas para enfrentar a situação. A partir de segunda-feira (2), o Hospital Dr. Lauro Reus contará com reforço médico na emergência. Um profissional a mais atuará das 7h à meia-noite para agilizar os atendimentos. Parte do custeio do reforço clínico será possível graças a uma emenda parlamentar de R$ 100 mil, do deputado estadual Rafael Braga (MDB).
Além da ampliação no hospital, a Prefeitura também estendeu o horário de funcionamento em três unidades básicas de saúde (Operária, Porto Blos e Santa Lúcia), que desde o início de maio abrem mais cedo e fecham mais tarde. Em breve, o Pronto Atendimento (PA) passará a funcionar junto ao hospital, com atendimento 24 horas.
LEIA TAMBÉM: Qual é o BO? podcast estreia na programação da Vale TV
A vacinação contra a gripe continua com baixa procura, especialmente entre os grupos prioritários — idosos, gestantes e crianças — cuja cobertura vacinal está em 37,58%. A imunização está disponível em todas as unidades de saúde e agora pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. Para facilitar o acesso, a UBS Celeste (Av. Gustavo Vetter, 105) abrirá neste sábado (31), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Até quarta-feira (29), o PA realizou 198 atendimentos na semana. No Hospital Dr. Lauro Reus, a média diária tem sido de 133 atendimentos. A ocupação de leitos gerais está em 65% e na UTI, em 70%. O tempo médio de espera para casos pouco urgentes é de cerca de duas horas.
LEIA TAMBÉM: Escola de Direção Segura busca incentivar o uso dos patinetes como alternativa sustentável