Pouco mais de três semanas e nos encontraremos nas seções eleitorais. O dia 6 de outubro está reservado para a escolha de prefeitos e vereadores. E aquele clima de marasmo visto nos primeiros dias de campanha ficou de lado nos maiores municípios do Vale do Sinos. O tom amistoso e de cordialidade foi deixado de lado. Sobram acusações, visitas a delegacias e até ações na Justiça Eleitoral – e essa precisa agir rápido, pois o pleito é logo ali.
Em São Leopoldo, o debate promovido pela Vale TV mostrou que nenhum candidato está para brincadeira, quando o assunto é campanha. Também ficou claro como cada um vai se portar até o dia das eleições. As principais farpas ficam entre o trio Nelson Spolaor (PT), representante do governo; Heliomar Franco (PL), da direita conservadora, e Gabriel Dias (PSDB), um centro que tentou se desgarrar do governo Anibal Moacir da Silva, o Moa, que governou de 2013 a 2016. Acabou desistindo da candidatura semana passada. Já as candidaturas de Arthur Schmidt (MDB), Hitler Pedersetti (Podemos) e Manoel Bandeira (PSol) correm por fora. Não fogem do embate, mas mostram outra postura.
Do outro lado do Rio, digo, em Novo Hamburgo, o tom amistoso, de cordialidade, ficou no primeiro debate. Raizer Ferreira (PSDB) subiu o tom em suas postagens das redes sociais. Paralelo a isso, precisa se defender na Justiça Eleitoral, após denúncia da candidatura de Gustavo Finck (PP) do uso de um telefone funcional, da Câmara de Vereadores, na campanha. Fufa Azevedo (PT), Tânia da Silva (MDB) e Tarcísio Zimmermann (PDT) acompanham esse embate. Bom vai ser vê-los frente a frente no dia 30, no debate da Vale TV. Aguardem.
Sabatina do Sindilojas com candidatos de Novo Hamburgo
O Sindilojas Vale Germânico promove neste dia 17 de setembro a oportunidade para que os candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo falem de suas propostas para os diretores da entidade e lojistas. Será uma manhã de sabatina, em encontro individuais. Cada um terá 20 minutos para falar e responder a questionamentos. A ordem foi definida em sorteio com o representantes das candidaturas.
O primeiro a falar, às 8h30, será Gustavo Finck (PP). Depois, às 9 horas, será a vez de Fufa Azevedo (PT). Tarcisio Zimmermann (PDT) fala a partir das 9h30, seguido por Tânia da Silva (MDB), às 10 horas. Raizer Ferreira (PSDB) encerra a sabatina às 10h30.
As sabatinas serão realizada no salão da sede administrativa da entidade (Rua Lima e Silva, 123). As inscrições devem ser feitas pelo whatsapp 3524-5555. As vagas são limitadas.
LEIA A EDIÇÃO DO JORNAL O VALE
Candidato sobre o tom contra o seu ex-governo
Acabou o paz e amor entre o candidato prefeito Raizer Ferreira (PSDB) e o Executivo de Novo Hamburgo. Nos últimos dias de campanha o tucano subiu o tom. Fez um vídeo forte denunciando a paralisação das obras do Anexo 2 do Hospital Municipal.
E, ao seu lado, o deputado federal Lucas Redecker, autor de emendas que destinaram R$ 6 milhões para a construção. Antes, em sabatina da ACI, Raizer já havia criticado o modelo adotado no transporte público.