Evento ocorrerá na Praça do Imigrante, no Centro da cidade, com a participação da apresentadora do canal Multishow, Pietra Príncipe. A ação também faz parte dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Da Redação redaçã[email protected] (Siga no Twitter)
Neste sábado, dia 31, é o Dia Mundial contra a Aids. Cidades do Brasil e do Mundo fazem campanhas para conscientização da doença. Semana passada foi divulgada uma nova pesquisa que apura as atuais estatísticas da aids, pela Unaids – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.
As novas infecções por HIV caíram mais de 50% em 25 países de média e baixa renda, a maioria deles no Continente Africano. De acordo com o relatório, alguns dos países com as maiores taxas de prevalência de HIV no mundo vêm registrando quedas significativas nos índices de novas infecções desde 2001.
Os dados gerais mostram que o número de infectados no mundo com acesso ao tratamento aumentou em 63% nos últimos 24 meses, enquanto as mortes decorrentes da doença no mundo caíram mais de 25% entre 2005 e 2011.
O levantamento aponta que os países estão assumindo maior responsabilidade em investimentos contra a epidemia. Mais de 81 países aumentaram as verbas de combate à aids em 50% entre 2001 e 2011.
Dentro desta iniciativa, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da SMS – Secretaria da Saúde, em parceria com a ONG EVB – Equipe Voluntária Brasil, está promovendo ações da campanha Juntos na Luta Contra a AIDS.
A cerimônia oficial que marca as atividades está marcada para as 9 horas deste sábado, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O evento ocorrerá na Praça do Imigrante, no Centro da cidade, com a participação da apresentadora do canal Multishow, Pietra Príncipe. A ação também faz parte dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
As ações relativas à campanha começaram no dia 26 de novembro, com o setor de DST/AIDS do Município promovendo a ampliação da oferta de testes de HIV. As unidades de saúde e os agentes comunitários de saúde também estão mobilizados para sensibilizar a população, inclusive com a entrega de materiais informativos e preservativos.
Na manhã desta sexta-feira, dia 30, as atividades continuaram. No Centro Administrativo Leopoldo Petry, um quiosque foi montado para distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e adesivos com o laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS. Ainda nesta sexta-feira, blitze de prevenção serão realizadas no Colégio Estadual 25 de Julho e na Universidade Feevale.
Será instalado um quiosque no Calçadão Oswaldo Cruz. No dia 1º, serão feitos atendimentos ao público na Praça do Imigrante. Durante a manhã ainda haverá uma caminhada de conscientização nas principais ruas do Centro e à noite uma blitz em bares e casas noturnas.
Informações de Agência Brasil e Imprensa PMNH
FOTO: Ronan Dannenberg / Imprensa PMNH