A Campanha Nacional que distribui 20 milhões de doses, quer imunizar 11 milhões de pessoas, mas no ano passado, esse número chegou aos 13 milhões
Começou nesta segunda-feira, dia 23, em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem o objetivo de imunizar 11 milhões de pessoas, cerca de 70% da população idosa. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, espera que, a exemplo dos resultados do ano passado, o número de pessoas vacinadas ultrapasse as expectativas. Em 2006, foram aplicados mais de 13 milhões de doses.
Até o dia 4 de maio, todas as pessoas com tem mais de 60 anos podem se dirigir a um posto de saúde e receber a imunização contra o vírus influenza, causador da gripe. O ministério disponibilizou cerca de 20 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde espalhados pelo país.
A coordenação reservou o próximo sábado, dia 28, como dia D da oitava edição da campanha, contemplando aqueles que têm dificuldades de locomoção ou falta de tempo durante a semana para acompanhar os idosos até os locais de vacinação. Nesse dia, todos os postos estarão abertos.
A campanha, anual começou em 1999, com a vacina que é importada da França, mas a previsão é de que no ano que vem alguns estados já usem o medicamento fabricado no Brasil. E, em 2009, todas as doses devem ser produzidas no país. Para cumprir a meta, será inaugurada no próximo dia 28 a primeira fábrica brasileira de vacinas, instalada no Instituto Butantan em São Paulo.
Em Novo Hamburgo, foram registrados desde o início da campanha, na segunda-feira, até as 10 horas da manhã desta terça-feira, dia 24, um total de 1639 atendimentos. Deste total, 385 doses foram para pessoas entre 60/64 anos e 1254, acima dos 65 anos. Segundo a Coordenadora do Departamento de Vigilância e Saúde do Município, Solange Shama, no município, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam a vacina, e além destes, postos volantes estão à disposição de idosos em diversos asilos e outros pontos como grandes mercados e o Bourbon Novo Shopping.