Gabinete da 1a. Dama promove campanha para incentivar a arrecadação de roupas, calçados, utensílios domésticos e móveis, entre outros.
A primeira-dama do município, Íris Foscarini, comanda pessoalmente e com muito entusiasmo, a divulgação da campanha que incentiva as doações para este inverno no município de Novo Hamburgo. Em visita à redação do novohamburgo.org, Íris lembra, que a campanha não é apenas para o inverno: “Não é apenas uma campanha do agasalho, aceitamos, e precisamos de doações dos mais variados tipos, desde o básico, como roupas e alimentos, até materiais de construção”.
Algumas empresas já aderiram à campanha e firmaram parceria, oferecendo doações constantes de calçados e até mesmo de pregos, como é o caso da Gerdau. “Recebemos muitas doações de móveis que precisam de alguma manutenção. Por isso procuramos a Gerdau, e conseguimos assim, reduzir os gastos com consertos”, conta Íris.
Este ano, a campanha, que iniciou no dia 5 de abril, e segue até o dia 31 de julho, quer despertar o espírito solidário entre a população de Novo Hamburgo. Para tanto, os cartazes de divulgação lembram: “O pior frio é o da indiferença” e a seguir, o convite: “Faça a diferença neste inverno: doe!”
Mas a primeira-dama ressalta que este período é apenas para incentivar as doações, que podem e devem ser feitas durante todo o ano. “E para quem não puder ir até um dos postos de coleta, a Casa de Doações oferece um serviço de busca, que vai até a residência do doador, com horário marcado, e faz a coleta das doações”, declara Íris. Para agendar a busca, o telefone da Casa é o 3527-2288.
Tudo o que é arrecadado é catalogado de maneira rigorosa e detalhada (roupas, calçados, utensílios domésticos, feminino, masculino…), para só depois serem entregues à população mais carente. Recebem o benefício, pessoas que fazem parte do cadastro da Casa de Doações. Através da coleta desses dados, é comprovada a real necessidade de cada doação.
“Queremos convidar as pessoas para abrirem os seus armários, pois sempre temos alguma coisinha sobrando aqui e ali, é só uma questão de tirar um tempinho, não se apegar àquilo que você já não usa desde o outro ano, ou mesmo àquele móvel que está jogado em um canto, sem nenhuma utilidade”, enfatiza a primeira-dama.