Com foco em cultura, natureza e gastronomia, a rota turística Caminhos de Lomba Grande vem se firmando como o destino ideal para quem busca lazer ao ar livre, contato com a natureza e valorização das tradições locais.
Criado em abril de 2023, com incentivo da Prefeitura, o roteiro já reúne 16 empreendimentos que oferecem experiências como caminhadas, cicloturismo, passeios a cavalo e uma culinária baseada na produção colonial.
Segundo a presidente da associação Caminhos de Lomba Grande, Morgana Spezzia, a região abriga moradores que preservam suas tradições e possuem forte vocação empreendedora. “Além das belezas naturais, temos uma comunidade que trabalha para manter viva a cultura local, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica e acolhedora”, destaca. Morgana ainda reforça que a associação busca novas parcerias para tornar cada vez mais o turismo local como referência para o Estado e País.
LEIA TAMBÉM: Pré-carnaval do I Fashion Outlet terá shows, food trucks e espaço kids
Um dos destaques da rota é o Ecoparque da Lomba, que une lazer e educação ambiental. O espaço, gerenciado por Sigfrid “Ike” Fischborn, abriga uma paleotoca com cerca de 100 mil anos. “Somos atuantes na proposta dos Caminhos de Lomba Grande e buscamos manter os empreendedores unidos, para que essa rota turística melhore cada vez mais. Nosso objetivo é proporcionar ao visitante uma experiência de imersão na natureza e na história da região”, afirma Fischborn.
A gastronomia também é um atrativo, com produtos coloniais que podem ser degustados no local ou levados para casa. Cada empreendimento tem horários específicos, mas a proposta da rota incentiva os turistas a explorarem toda a diversidade da região.
LEIA TAMBÉM: Seis escolas de samba confirmadas para o Carnaval de São Leopoldo