Projeto da vereadora Lorena Mayer prevê incentivo ao aquecimento de água com aproveitamento da energia solar
Está em tramitação na Câmara de Vereadores um projeto que prevê o incentivo ao uso da energia solar para aquecimento de água. A idéia parte do princípio do potencial brasileiro para aproveitar esta fonte alternativa e pela economia que ela representa.
Em Novo Hamburgo, a luz solar já é utilizada pelo Hospital Municipal, através de seu programa de eficiência energética, estabelecido a partir de parceria com a concessionária AES Sul.
O projeto da vereadora Maria Lorena Mayer (DEM) autoriza a Prefeitura a incentivar a instalação de aquecedores de água pela luz do sol nas novas edificações da cidade, de uso residencial ou não, com mais de 200 metros quadrados.
Segundo a proposta, a alternativa pode ser utilizada por hotéis, motéis, clubes, academias, escolas, clínicas, casas de saúde, quartéis, indústrias e lavanderias, entre outros pontos. Se aprovada pelos parlamentares, e sancionada pelo prefeito Jair Foscarini, a proposta seria regulamentada em quatro meses.
Na justificativa do projeto, Lorena defende que a energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não poluindo e não prejudicando o ecossistema. Para ela, o Brasil tem um potencial enorme de aproveitamento de energia solar, mas sua aplicação ainda é pouco utilizada.
“A instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar apresenta amplas vantagens no que diz respeito aos aspectos ambiental, econômico e social. Substitui a hidroeletricidade e os combustíveis fósseis, não emitindo gases tóxicos e reduzindo danos associados às fontes de energia convencionais”, afirma.