A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo elege nesta quinta-feira, dia 14, o presidente do Legislativo Municipal para 2007. A eleição será realizada durante a última sessão parlamentar do ano, que inicia às 14h30.
A definição sobre os vereadores que disputarão a presidência deve ocorrer somente momentos antes da votação. Por enquanto, três nomes são cogitados para concorrer ao cargo. São eles: Volnei Campagnoni e Ito Luciano, ambos do PMDB, e Carlos Gilberto Koch, o Betinho, do PT.
A exemplo de votações realizadas em anos anteriores para a presidência, a disputa de amanhã deve reservar surpresas. Ito seria favorecido por uma norma do Regimento Interno da Câmara, que prevê, em caso de empate, a vitória ao vereador mais votado nas últimas eleições municipais. Entre Volnei e Betinho, apenas um nome deve ser lançado como candidato. Isto porque eles integram a mesma corrente dentro do Legislativo, batizada de Grupo dos 8.
O quadro de indefinição figura desde o início da atual legislatura. Na época, um acordo foi proposto pelos vereadores para garantir a governabilidade do Município, afetada em razão da cassação do prefeito eleito Jair Foscarini (PMDB), que nem chegou a ser empossado.
Cleonir Bassani (PSDB) foi o escolhido na Câmara e esteve à frente da Prefeitura de janeiro a março de 2005, quando Foscarini foi eleito em nova eleição e pôde assumir. Agora, Betinho alega que o acordo firmado no final de 2004 previa que em 2007 a presidência da Câmara seria do PT e, dessa forma, reivindica a sua eleição na sessão de amanhã.